Pesquisa de Yale propõe fatores para previsão de preço de criptomoedas

Especialistas em finanças da Universidade de Yale sugeriram um sistema de fatores para prever tendências de preços em grandes moedas cripto, de acordo com uma declaração oficial do YaleNews em 6 de agosto.

O novo estudo foi conduzido pelo economista da Yale Aleh Tsyvinski e Yukun Liu, Ph.D. candidato no Departamento de Economia, e é declaradamente a “primeira análise econômica abrangente de criptomoeda e a tecnologia blockchain.”

No artigo, os autores pretendem fornecer uma “troca de risco-retorno” das principais criptomoedas como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Ripple (XRP), de acordo com seus dados históricos de desempenho.

Os especialistas supostamente analisaram o comportamento do Bitcoin entre 2011 e 2018, enquanto os dados do Ripple e Ethereum foram rastreados desde seus inícios em 2012 e 2015, respectivamente.

No estudo, Tsyvinski e Liu descobriram que as criptomoedas “não têm exposição” à maioria dos mercados de ações comuns, assim como retornos de moedas e commodities e fatores macroeconômicos. Em vez disso, os pesquisadores afirmam que “o retorno da criptomoeda pode ser previsto por fatores específicos dos mercados de criptomoedas”.

Entre esses fatores está um “forte efeito de série temporal”. Tsyvinski e Liu argumentam que, se o preço do Bitcoin aumentar ao longo de uma semana, é provável que continue crescendo na semana seguinte. Os pesquisadores observam que um aumento acentuado do preço do Bitcoin estimula a maior demanda no mercado, o que leva a maiores investimentos. O estudo diz que o “efeito momentum foi mais forte” para o Bitcoin, mas que “ainda é estatisticamente significante” com Ethereum e Ripple.

Além do efeito momentum, os pesquisadores de Yale mencionam o fator de atenção do investidor, que é uma correlação entre os preços de criptos e o número de posts e consultas por criptos nas mídias sociais e nos mecanismos de busca. Em última análise, Tsyvinski afirma:

“Todas as coisas podem acontecer. Talvez os padrões estatísticos que encontrarmos mudem completamente. Talvez amanhã o Bitcoin seja proibido pelos reguladores, talvez seja completamente hackeado, há muitas coisas que alguém levaria em conta.”

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...