Filme de arte performática é tokenizado na blockchain Ethereum

Os direitos de uma obra de arte performática foram tokenizados na blockchain Ethereum.

A performance HOW WE ARE, uma peça de arte performática colaborativa que consiste em 15 trabalhos curtos filmados durante a quarentena do COVID-19, foi dividida e emitida como tokens não fungíveis na blockchain Ethereum.

Além disso, um mecanismo foi criado para recompensar os colaboradores do projeto sempre que o ativo for vendido.

Artistas recebem rendimento dos ativos

Um contrato juridicamente vinculado concede os direitos do filme ao detentor do token ERC-721, no qual o hash e os metadados da obra de arte são armazenados. Isso significa que, se, por exemplo, o Museu de Arte Moderna quisesse comprar a peça, primeiro seria necessário adquirir uma carteira Ethereum.

Tokens adicionais foram cunhados e distribuídos entre os colaboradores do filme. Se alguém comprar a peça, a receita será dividida com base na porcentagem de posse desses tokens adicionais.

Para outras vendas, 10% do preço é devolvido diretamente aos artistas originais. Quaisquer doações de fãs enviadas para um endereço do Ethereum também serão divididas entre os colaboradores.

O chefe da tecnologia blockchain do HOW WE ARE, Rob Solomon, explicou a idéia por trás do projeto, que foi encomendado pela Onassis Foundation.

“As formas de arte digital explodiram nas últimas décadas. A tecnologia permite que os artistas de hoje misturem músicas de outro mundo, desenhem ilustrações complexas e produzam filmes incrivelmente aprimorados … Embora tenhamos avançado drasticamente os meios pelos quais a arte é criada e compartilhada, ainda precisamos avançar adequadamente os meios pelos quais a legitimidade é comprovada. e os artistas podem possuir e ser compensados ​​por seu trabalho. ”

LEIA MAIS

Você pode gostar...