Pela primeira vez, mais da metade das transações online são tokenizadas no Brasil, aponta Visa

O novo relatório da Visa mostra que mais de 50% das transações online da provedora de pagamentos são tokenizados. A líder mundial em pagamentos digitais disse que o dado é um “novo marco para a indústria de tecnologia de pagamento no Brasil”.  

A primeira transação tokenizada realizada pela Visa aconteceu há oito anos, quando a empresa iniciou um programa para apoiar parceiros interessados em soluções para pagamentos com a tecnologia.

No ano passado, a gigante global emitiu 6 bilhões de tokens em todo planeta e ultrapassou o total de cartões em circulação. O dado reforça a evolução acelerada da nova economia tokenizada.

Com uma tecnologia mais segura para todos os envolvidos na operação, a tokenizaçao substitui o tradicional número do cartão por um token.

“Uma sequência única de números gerados para cada comércio e com dados adicionais de segurança para cada compra que adiciona camadas extras de proteção ao processo, dificultando a ação de fraudadores e hackers”, detalha a Visa.

Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024

Cenário Positivo

Com uma das redes de processamento mais avançadas do mundo, – hoje a VisaNet é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo – a multinacional americana listou as soluções que impulsionaram a demanda pela escolha de pagamentos tokenizados.

Produtos como Visa Token Service, que fornece uma camada adicional de proteção e tem funcionalidades que complicam bem a vida de criminosos cibernéticos, foi citado como um dos responsáveis pelo aumento da procura.

O Visa Cloud Token, inovação que protege as transações online, e elimina informações sensíveis, adicionando uma camada crucial de autenticação do usuário diretamente ao seu dispositivo. Esses dados são então armazenados com segurança na nuvem, oferecendo uma abordagem avançada para garantir a segurança das transações.

E o Token Management Service uma ferramenta que deposita as informações de pagamento em datas centers seguros. Essa abordagem não só diminui os custos associados à conformidade com normas e regulamentos, mas também mitiga as ameaças de segurança resultantes do armazenamento de dados confidenciais dos varejistas em suas próprias redes.

“A expansão dos pagamentos digitais trouxe grandes oportunidades para estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos, mas também estabeleceu uma série de desafios no que tange a segurança. E uma das principais soluções para isto é a tokenização, que eleva o nível de proteção das transações consideravelmente, reduzindo riscos de fraudes e proporcionando experiências de pagamento melhores e sem atritos” afirma o Diretor de Soluções digitais, risco,  segurança e de identidade, Leandro Garcia.

“A ampla aceitação da tecnologia que estamos verificando é o principal indicador de que comércios e consumidores vêm enxergando sua importância para suas rotinas de pagamento. Por isso, seguiremos atuando ativamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossas soluções de valor agregado para dar continuidade a esta transformação digital”, conclui o executivo.

Visa é participante do consórcio Drex

A Visa é uma das integrantes do consórcio do Banco Central do Brasil para impulsionar e criar soluções com a CBDC brasileira, Drex.

Em dezembro de 2023, consórcio Visa/XP configurou com sucesso o nó para a integração à rede de blockchain do Drex, do Bacen. Com o nó configurado, a Visa poderá ter acesso a interface com os contratos inteligentes, os e as operações da rede de blockchain do BC. 

A ação marcou a conclusão do primeiro estágio do piloto Drex da Visa e XP para realização de transações intra e interbancária em Drex atacado, varejo e títulos públicos federais tokenizados

Na prática, o nó funciona como um ponto de entrada no piloto, permitindo que XP e Visa operem com a rede do Banco Central, interajam e validem transações de outros consórcios envolvidos no piloto e testem transações relacionadas aos casos de uso, como Delivery vs. Payment (entrega contra pagamento ou DvP, na sigla em inglês) de uma nota do tesouro.

Além do consórcio, a multinacional americana participa – também no ambiente do Drex – de uma parceria com a Microsoft e Agrotoken. A solução tokeniza commodities agrícolas para pagamentos de débito, crédito ou stablecoins e criptomoedas aceitas em pontos de venda que aceitem Visa.

Melhores plataformas de criptomoedas | Fevereiro 2024

O artigo Pela primeira vez, mais da metade das transações online são tokenizadas no Brasil, aponta Visa foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...