PayPal solicita patente de mercado NFT para negociação de ativos on e off chain
O sistema de compra e transferência NFT proposto pelo PayPal lidaria com fracionamento, DAOs e royalties por meio de um provedor terceirizado.
O PayPal deu um grande passo em direção à criação de seu próprio ecossistema de blockchain com o arquivamento de um pedido de patente para um sistema de compra e transferência de tokens não-fungíveis (NFTs). O pedido, apresentado em março e publicado em 21 de setembro, descreve um meio de realizar transações com NFTs, tanto on-chain quanto off-chain.
O pedido de patente, que ainda está pendente, descreve um sistema em que um usuário pode comprar e vender NFTs por meio de um provedor de serviços de terceiros. Esse provedor não é especificado, embora a Ethereum seja mencionado no texto.
O PayPal imaginou usar todo o potencial dos NFTs para tokenização, indo muito além da troca de colecionáveis eletrônicos:
“O NFT neste exemplo pode representar qualquer peça única de dados digitais que pode ser rastreada usando um registro descentralizado de blockchain. […] Exemplos desses ativos incluem […] imagens e vídeos digitais, música, colecionáveis e outras artes digitais, juntamente com escrituras de propriedade pessoal, ingressos de eventos, documentos legais e outros itens do mundo real.”
O sistema poderia ser personalizado de várias maneiras. Por exemplo, ele poderia acomodar compras fracionadas por meio da distribuição de tokens de governança, que poderiam então ser negociados por si mesmos. Além disso, uma organização descentralizada autônoma (DAO) “associada ao provedor de serviços pode ser usada para promover a liquidez do NFT por meio de uma plataforma dedicada”. Os NFTs também poderiam gerar renda com royalties.
O processamento pelo provedor de serviços poderia incluir conformidade e gerenciamento de riscos. Os usuários poderiam ter suas próprias carteiras digitais, mas não são obrigados a tê-las. Um corretor de terceiros poderia fornecer uma variedade de serviços de armazenamento e checkout como alternativa. As transações off-chain poderiam ser tratadas dentro de uma “carteira omnibus” associada ao provedor de serviços e contendo as carteiras do comprador e do vendedor:
“Portanto, nenhuma transferência é registrada na blockchain e não há necessidade de transmitir a transação para a rede blockchain ou pagar as taxas de gás associadas a uma transação on-chain desse tipo.”
Qualquer moeda poderia ser usada no sistema, de acordo com o pedido. O PayPal lançou sua própria stablecoin, o PayPal USD (PYUSD), baseado na Ethereum, em agosto.
É o primeiro dia como presidente e CEO do @PayPal. Estou entusiasmado por me juntar a esta equipa numa missão poderosa e com uma história notável de revolucionar a forma como milhões de pessoas em todo o mundo assumem o controlo das suas vidas financeiras. Equipe PayPal, vamos mudar o mundo! pic.twitter.com/PIZuY8iKn2
-Alex Chriss (@acce) 27 de setembro de 2023
VEJA MAIS: