PayPal deve habilitar transações de criptomoeda: o que isso significa para adoção, preço e reputação
Talvez uma das maiores etapas na promoção do uso de criptomoeda no setor privado seja a integração de serviços relacionados a criptomoeda nas plataformas principais. Este primeiro vislumbre disso veio com o Cash App e o PayPal, permitindo a retirada de transações fiduciárias da Coinbase em 2016. No entanto, a última deu um passo a mais em um novo anúncio.
Em 22 de junho, foi anunciado que o PayPal estaria permitindo a compra direta de criptomoeda em sua plataforma. Isso significa que seus mais de 325 milhões de usuários terão acesso a compras diretas de criptomoedas assim que este recurso for lançado.
PayPal se preparando para o grande lançamento
Embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito pelo próprio PayPal, as fontes deram alguns detalhes sobre o recurso. Primeiro, a compra e venda de criptomoedas será feita diretamente, não apenas do PayPal, mas também da Venmo. Quanto ao armazenamento de token, a funcionalidade embutida da carteira será adicionada, de acordo com as fontes.
Quando este anúncio foi feito, muitos assumiram que o Bitcoin , sendo a mais popular criptomoeda no mundo, seria o primeiro ativo a ser adicionado. Embora isso não tenha sido confirmado pelas fontes, foi revelado que o PayPal estaria trabalhando com agências externas de criptomoeda. O objetivo disso é reportado como fonte de liquidez para as atividades de negociação que ocorrerão.
Antes do lançamento, parece que o PayPal está recrutando funcionários. Várias posições foram listadas no quadro de vagas oficial do PayPal e parecem apontar para os próximos projetos envolvendo blockchain e criptomoeda. Uma das primeiras listagens de empregos que chamou a atenção do setor de criptomoedas é o Líder Técnico – Engenheiro de Cripto, embora essa vaga tenha sido removida.
De acordo com os detalhes publicados, o trabalho requer o desenvolvimento e a manutenção de produtos e recursos relacionados a criptomoedas direcionados à disponibilidade. Outra lista interessante é para um engenheiro de blockchain que trabalhará com o grupo de pesquisa do PayPal.
O grupo em questão é recém formado na equipe de Capacitação Estratégica de Tecnologia. Foi criado para explorar opiniões e conhecimentos sobre a tecnologia emergente de blockchain e seus possíveis usos no PayPal. Alguns dos requisitos de habilidade declarados para aplicação incluem C ++, criptografia assimétrica e bibliotecas criptográficas.
Postura anti-criptografia do PayPal
Embora esse novo recurso do PayPal seja um dos maiores passos para a adoção há algum tempo, a gerência da empresa nem sempre foi muito aberta à criptomoeda. O CEO fundador, Bill Harris, em particular, criticou os tokens digitais. Em um artigo de 2018 para a Vox, ele declarou o Bitcoin como o maior golpe da história .
É um esquema colossal de pump and dump, do tipo que o mundo nunca viu.
Em sua entrevista, ele chamou os esquemas de ‘pump and dump’ de criptomoedas e alegou que eles enganavam aqueles que investiam neles. Ele argumentou que o Bitcoin não tem valor algum e não se qualifica como meio de pagamento, reserva de valor ou mesmo um conceito válido. Ele apontou o preço muitas vezes volátil do Bitcoin como a razão pela qual ele era inútil como uma reserva de valor ou moeda.
Além disso, Harris disse que as criptomoedas são tão valiosas quanto as pessoas decidem e são inferiores às moedas fiduciárias. Outro ponto que ele colocou em seu artigo foi o uso de criptomoeda para crimes, referenciando o Silk Road e o aumento do uso de criptomoedas. Ele então pediu à Securities and Exchange Commission para “proteger” os investidores do que ele chamou de esquemas fraudulentos.
Isto é a única controvérsia que o PayPal enfrentou nos últimos anos. Em 2010, o PayPal encerrou a conta da Organização WikiLeaks. A organização é conhecida por vazar documentos classificados de várias agências governamentais.
PayPal bans WikiLeaks after US government pressure http://is.gd/ibbwG Support us: http://wikileaks.ch/support.html
— WikiLeaks (@wikileaks) December 4, 2010
Quando isso ocorreu, o PayPal alegou que o WikiLeaks violava sua Política de Uso Aceitável. A política possui uma cláusula que afirma que a conta não pode ser usada para nenhuma atividade que incentive, promova, facilite ou instrua outras pessoas a se envolverem em atividades ilegais. O PayPal não especificou qual atividade ilegal causou a suspensão da conta do Wikileaks, mas a decisão permaneceu.
PayPal contra o Pornhub
Um dos mais encerramentos infames de contas foi do Pornhub, um site pornográfico popular na Internet. Foi anunciado em 2019 que a empresa não aceitaria mais pagamentos no site. Isso foi significativo porque muitos executores receberam pagamentos usando esse método e teriam sua renda afetada.
URGENT: PayPal has stopped all Pornhub model payouts.
If you had PayPal as your payout method please change to direct deposit/SEPA, or payment by check in your settings. Read more here https://t.co/LQAKeMsHIu
— Pornhub Model Help & Updates (@PornhubHelp) November 14, 2019
A gerência do Pornhub falou e disse que ficaram arrasados pela decisão. Segundo eles, centenas de milhares de artistas seriam afetados. Eles seguiram instruindo os artistas a configurar novos métodos de pagamento e ofereceu suporte para aqueles com pagamentos pendentes do PayPal.
O motivo indicado pelo PayPal para a proibição foi que determinadas transações foram realizadas pelo Pornhub sem aviso prévio. O motivo da proibição, disseram eles, era impedir que essas ações se repetissem. Pornhub afirmou que a decisão do PayPal dificultou seus esforços para combater a discriminação em relação aos profissionais do sexo.
Incursão inicial do PayPal na criptomoeda
Apesar das críticas feitas por seu ex-CEO, o PayPal está envolvido no setor de criptomoedas há um tempo. Especificamente, a empresa está em parceria com a Coinbase, uma importante exchange de criptomoedas, há anos. Em 2016, foi anunciado que A Coinbase começaria a aceitar o PayPal em suas negociações de Bitcoin.
Como resultado dessa parceria, os usuários que venderam Bitcoin poderiam receber seus dólares diretamente em suas carteiras do PayPal. Em 2018, isso foi um passo além ao permitir que os usuários da Coinbase sacassem diretamente seus saldos da carteira para as contas do PayPal . Essas transferências foram instantâneas e não tinham taxas associadas.
Starting today, all Coinbase customers in the U.S. can instantly withdraw Coinbase cash balances to PayPal for no fee.
It’s Day 5 of 12 Days of Coinbase. Learn more here: https://t.co/tfYVzgJjxc pic.twitter.com/EFHn8LFPTs
— Coinbase (@coinbase) December 14, 2018
Essa opção estava, na época, disponível apenas para clientes nos EUA, mas isso logo mudaria. Até 2019, a capacidade de retirada direta para as contas do PayPal foi estendida aos membros da UE e da Associação Europeia de Comércio Livre.
A comunidade de criptomoedas reage
Esse recurso é muito significativo e suscitou muitas respostas do setor de criptomoedas. Enquanto alguns estão empolgados com a notícia, outros criticam a entrada do PayPal no setor de criptomoedas.
Jimmy Song, um proeminente educador e desenvolvedor criptos, disse no Twitter que o PayPal tinha ‘um círculo completo’ de proibir as contas do WikiLeaks em 2010 (e inadvertidamente levando ao aumento do uso do Bitcoin) para apoiar a criptomoeda.
PayPal is going allow people to buy #Bitcoin.
Paypal is the company that froze the Wikileaks account and put #Bitcoin on the map back in 2010.
It only took a decade for this to come full circle.https://t.co/m6fHfndeer
— Jimmy Song (송재준) (@jimmysong) June 23, 2020
Nem todo mundo se sente assim, incluindo o co-fundador da Kraken, Jesse Powell, que respondeu afirmando que, embora essa medida ajude à adoção do Bitcoin, o PayPal ainda é um ‘ ponto de estrangulamento centralizado . ‘ Ele revelou os problemas que teve com o PayPal e outras instituições no passado. Isso inclui o PayPal que trava seus fundos por um mês e quase o leva à falência, além de dois bancos diferentes fechando as contas de seus negócios sem aviso prévio.
Paypal locked up all the money I had for 6 months, almost lost my business/apartment. BofA killed @Krakenfx‘s payroll account on 30 days notice. Chase killed it on 5 days notice, by mail, which arrived after the account was closed. Found out when employee checks bounced.
— Jesse Powell (@jespow) January 9, 2019
Nick Szabo, um cientista da computação e cryptographer, , apontou para Powell que sua exchange tem o mesmo poder sobre os usuários. Ele alertou os usuários a não manterem mais fundos do que precisavam em Kraken, pois teriam que cumprir com quaisquer ordens do governo para fechar contas e renunciar a fundos. Outro usuário apontou que o PayPal apreendendo fundos digitais no futuro é uma possibilidade legítima.
Não se pode negar, no entanto, que essa é uma grande mudança no setor financeiro. Max Keiser, o anfitrião do O Relatório Keiser , observou que O PayPal foi forçado a adotar o Bitcoin porque é muito popular, e não fazê-lo daria uma vantagem aos seus concorrentes.
#Bitcoin’s built-in game theory strikes again.
Paypal, seeing $SQ making a killing with BTC, is forced to take on BTC or suffer huge competitive consequences.
Global Hash War is coming!
— Max Keiser (@maxkeiser) June 22, 2020
Outros começaram a chamar o acontecimento de mudança de postura. Charlie Shrem, que esteve envolvido com a Silk Road no início de 2010, publicou uma captura de tela de um e-mail entre ele e um funcionário do PayPal em 2011, onde seu pedido de integração com Bitcoin foi negado.
Mark Yusko, o CEO da Morgan Creek, postou uma citação de seu ex-CEO repreendendo o Bitcoin com a hashtag ‘ #Ifcantbeatemjoinem.’ Outros acharam irônico que o PayPal esteja integrando o Bitcoin quando seu mau serviço foi uma das razões do aumento da popularidade do Bitcoin.
Um tweet agora viral de 2011 mostra Neeraj Agrawal, gerente de comunicações do Coincenter, reclamando com o PayPal sobre a retenção de seus fundos. Ele declarou que deveria ter realizado sua transação em Bitcoin. Impressionantemente, o suporte do PayPal respondeu a ele em 22 de junho de 2020 – nove anos depois!
Give me my goddamn money @paypal. I should have conducted this transaction in bitcoin.
— Neeraj K. Agrawal (@NeerajKA) November 11, 2011
Também foi sugerido que este novo o serviço é desnecessário porque a Venmo já permite transações semelhantes com Bitcoin. Outro ponto levantado pela comunidade de criptomoedas é que não existe bitcoin suficiente para todas as pessoas que atualmente usam o PayPal terem pelo menos 0,05 BTC.
Líderes da indústria reagem
Além de publicações nas mídias sociais, executivos do setor também deram declarações oficiais sobre o assunto. Uma das questões mais prementes é o efeito que isso terá sobre o valor do Bitcoin. Alex Svanevik , cientista de dados e CEO da Nansen , uma plataforma de análise de blockchain, acredita que o impacto será positivo:
Tudo o que dá a centenas de milhões de pessoas a oportunidade de comprar Bitcoin diretamente é positivo para o espaço. Se nada mais, o valor em termos de marketing para Bitcoin é significativo.
Jason Yanowitz , co-fundador do BlockWorks Group acredita que a expansão da indústria é uma coisa boa. Mais pessoas podem desencadear corridas futuras, ele afirma. Ele explicou isso com uma citação de Paul Tudor Jones,
Paul Tudor Jones disse: “Os mercados em alta são construídos em um universo cada vez maior de compradores”. Bem, o universo de compradores de Bitcoin aumentou drasticamente.
A questão das taxas de transação iminentes é uma questão diferente, no entanto. Ele adicionou,
As taxas provavelmente serão as mesmas da Coinbase, ou ligeiramente superiores. A Coinbase e o PayPal têm um relacionamento que remonta a 2016. Eu devo assumir que o PayPal se integrará à Coinbase para isso.
A Svanevik acredita que as taxas iminentes serão “atrozes”. Ainda mais, ele acredita que o PayPal pode integrar os custos extras na taxa da exchange para dar a impressão de que as transações são sem taxas. Yanowitz discorda, acreditando que as taxas serão as mesmas da Coinbase ou apenas ligeiramente superiores. Taxas à parte, a adoção principal do Bitcoin também coloca a questão de se ele pode realmente permanecer descentralizado.
Pedro Febrero , analista da Quantum Economics, liderada por Mati Greenspan, acredita que sim. Segundo ele, mais pessoas no setor ajudarão na descentralização. A chave é aumentar o acesso ao máximo possível, declarando,
Descentralização significa mais players no espaço. Portanto, o fato de mais pessoas terem acesso ao btc, isso é bom no final do dia
Quanto ao preço, ele acredita que as pessoas comprarão Bitcoin por um preço barato percebido no curto prazo. Quando perguntado sobre o impacto dessa mudança, ele acrescentou:
Espero que os especuladores tentem pegar algum (percebido) btc barato, na expectativa de que mais pessoas comprem a mercadoria, uma vez que ela apareça no mercado. No entanto, se não houver muita gente que entre no trem do hype através da venmo, poderemos ver o efeito inverso e uma queda de preços. Estou atribuindo uma probabilidade maior à anterior do que à posterior.
Yanowitz prevê que, no curto prazo, isso não afetará o preço do Bitcoin. No entanto, a longo prazo, terá impacto. Isso se deve ao fato de o PayPal ter uma base de usuários tão gigantesca e ser uma plataforma tão popular:
A curto prazo, isso não afetará o preço do Bitcoin. A longo prazo, absolutamente. Nós pensamos que era grande quando Robinhood lançou o Bitcoin, mas Robinhood só tem 13 milhões de usuários. O Venmo tem 50 milhões de usuários e US $ 100 bilhões em volume de pagamentos anuais. O PayPal tem 300 milhões de usuários e US $ 700 bilhões em volume de pagamentos anuais. Mais compradores significa um preço mais alto quando há um ativo com um suprimento fixo.
O que isso significa para o avanço do Bitcoin?
A ideia do Bitcoin e o que ele pode fazer provavelmente mudará após essa jogada do PayPal. Muito do apoio institucional dado à criptomoeda no passado foi com o objetivo de comercializá-la como uma ferramenta de investimento. Dependendo do desempenho, as plataformas de pagamento que oferecem suporte ao Bitcoin podem iluminar seu caso de uso para financiamento transfronteiriço, e não apenas como um investimento a longo prazo.
O PayPal e o Venmo, enquanto pertencem à mesma empresa controladora, desempenham funções distintas. O PayPal está preocupado principalmente com remessas e comércio eletrônico, enquanto o Venmo é popular para pagamentos domésticos. Pudemos ver o uso do Bitcoin explorado nas três áreas daqui para frente.
Por fim, existe a possibilidade de o Bitcoin não ser o único ativo digital a ser adotado. Bitcoin é a criptomoeda mais proeminente, então sua adoção é considerada um dado. No entanto, muitos outros ativos podem aparecer, como Ethereum, zCash e Litecoin.
O sentimento geral é que a adoção do Bitcoin pelo PayPal e Venmo criará mais exposição para seus milhões de usuários à criptomoeda. Eles já têm milhões de usuários e suas estruturas estão no lugar. Assim que as transações de criptomoeda estiverem disponíveis, espera-se que muitos comprem ativos digitais por especulação ou pura curiosidade.
Por outro lado, nem todo usuário do PayPal pode sentir a necessidade de comprar criptomoeda, pelo menos até que mais comerciantes aceitem como moeda. Se não houver lugares suficientes aceitando criptomoeda para pagamentos e gastar moeda fiduciária for mais fácil, muitos podem não se incomodar devido às taxas e tempo necessários para converter seus fundos. Além disso, embora o PayPal tenha uma grande base de usuários, nem todas as contas estão ativas, e esse número não é responsável pelas contas inativas.
Uma das ironias nessa situação é que o PayPal, uma instituição financeira tradicional, está adotando a criptomoeda, que alguns vêem como uma tentativa de eliminar dinheiro fiduciário. Não é provável que os governos mundiais permitam que isso aconteça sem luta. Eles poderiam combater esses esforços regulando quanto Bitcoin PayPal e exchanges podem armazenar para derrubar seu valor.
A resposta a isso , de acordo com um Usuário do Reddit, é para que os detentores de criptomoedas tirem seus fundos das trocas imediatamente. A razão disso é que uma alta concentração de Bitcoin em um único local pode ter o poder de influenciar o preço. Se esses estabelecimentos precisarem responder aos poderes do governo, eles poderão ser usados para suprimir a criptomoeda.
Um dos efeitos imediatos disso serão vistos no fornecimento de Bitcoin. De acordo com o influenciador de cripto, Lark Davis, o Cash App vendeu 50% de todo o Bitcoin extraído no primeiro trimestre de 2020. Embora a plataforma tenha impressionantes 40 milhões de usuários , é ofuscada pelos mais de 300 milhões de usuários do PayPal. Depois que seus recursos de criptomoeda forem lançados, será interessante ver quanto do fornecimento de Bitcoin vai para os usuários do PayPal.
O YouTuber, Ivan na Tech, sugeriu que adoção do PayPal poderia levar a uma movimentação massiva quando a poeira baixar. Ele diz que agora não é hora de ser dócil sobre o preço do Bitcoin. Em vez disso, é importante acompanhar o mercado mais de perto do que nunca.
Enquanto a maior parte da conversa está centrada no que o PayPal pode fazer pelo Bitcoin, vale a pena explorar o que o Bitcoin estará fazendo pelo PayPal . Quando a Cash App introduziu as compras de Bitcoin pela primeira vez em 2020, levou a uma onda de novas inscrições e, em um curto prazo, a plataforma estava crescendo mais rápido que a Venmo, outro aplicativo de pagamento de propriedade do PayPal. De várias maneiras, o PayPal não está fazendo um favor à indústria de criptomoedas tanto quanto está recebendo com o tempo.
Esse novo movimento do PayPal provavelmente terá implicações no Bitcoin e na criptomoeda como um todo nos próximos anos. Isso pode significar picos de preços de curto prazo ou adoção a longo prazo . De qualquer forma, é indicativo de um cenário financeiro em mudança para um que inclua criptomoedas e ativos digitais.
O artigo PayPal deve habilitar transações de criptomoeda: o que isso significa para adoção, preço e reputação foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.