Adoção do Bitcoin pode ser ‘catapultada’ assim que o PayPal se unir ao mundo das criptomoedas
Há rumores de que o PayPal se juntará ao mundo das criptomoedas, o que isso significa para a indústria e o preço do Bitcoin e do Ether?
No início deste mês, havia rumores de que o PayPal, gigante global de pagamentos, considerava listar critpomoedas em sua plataforma, estimada em aproximadamente 325 milhões de contas ativas em todo o mundo.
Atualmente, a empresa está contratando especialistas em criptomoeda e blockchain, o que significa que sua potencial chegada pode ser mais do que um palpite. Mas o que o aparente interesse do PayPal em criptomoedas significa para o setor e quão bem ele se alinha aos princípios da empresa?
Dois passos para frente, um passo para trás
O PayPal começou a dar pequenos passos em direção à criptomoeda em 2013. Na época, David Marcus, então presidente da empresa de pagamentos e agora líder da carteira digital Novi, apoiada pelo Facebook, disse à Bloomberg que “é apenas uma questão de saber se o Bitcoin fará o caminho certo para ser um instrumento de financiamento do PayPal ou não.”
Vários meses depois, John Donahoe, CEO do Ebay – empresa controladora do PayPal na época – confirmou essencialmente que a plataforma de pagamentos precisará integrar o Bitcoin (BTC) um dia para acompanhar o cenário financeiro em mudança. Após comentários otimistas de seus executivos, o PayPal fez parceria com três processadores de pagamento no espaço em setembro de 2014: BitPay, Coinbase e GoCoin. Mas o PayPal apenas contratou terceiros para lidar com transações de Bitcoin e não integrou o Bitcoin à sua carteira digital ou se ofereceu para vender criptomoedas diretamente através de seu site.
Logo após a integração, o PayPal começou a se separar do Ebay e, em julho de 2015, tornou-se uma empresa pública separada. Donahoe assumiu o cargo de presidente da plataforma de pagamento, enquanto Dan Schulman se tornou CEO do PayPal. As opiniões de Schulman sobre criptomoedas são misturadas e, sem dúvida, mais pessimistas em comparação com a de Donahoe, que revelou ser dono do alguns Bitcoins, mas considera as criptomoedas muito voláteis para ser um meio conveniente de troca no comércio tradicional.
No início de 2016, o PayPal nomeou Wences Casares – CEO e fundador da carteira de Bitcoin Xapo – para seu Conselho de Administração, adicionando algum talento cripto à sua lista. Em abril de 2019, a gigante de pagamentos apoiou uma startup de blockchain pela primeira vez, investindo uma quantia não revelada na Cambridge Blockchain – uma fintech que visa alavancar a tecnologia para capacitar os usuários com mais controle sobre suas identidades digitais.
No entanto, em maio daquele ano, o diretor financeiro do PayPal, John Rainey, distanciou a empresa do universo cripto, dizendo que ainda é “um pouco cedo” para entrar no setor. No entanto, apenas um mês depois, o PayPal foi revelado como um dos membros fundadores da Libra Association – um consórcio sem fins lucrativos com sede na Suíça por trás da stablecoin Libra, do Faceook – mas deixou a organização logo depois devido a reação regulatória.
Como disse o diretor técnico do PayPal, Sri Shivananda, os desenvolvedores de criptomoedas devem seguir os consumidores para ter sucesso. “Se os consumidores começarem a sentir que há algum poder em ter criptomoedas, todo o resto se alinha automaticamente”, disse ele.
“O PayPal não comenta rumores ou especulações”
Em 22 de junho, foi relatado que a gigante de pagamentos está considerando a introdução de vendas diretas de criptomoedas via PayPal e Venmo, citando “três pessoas familiarizadas com o assunto”. Segundo fontes do CoinDesk, o PayPal pode estar trabalhando com várias exchanges para fornecer liquidez. Também está planejando oferecer serviços de custódia, oferecendo aos usuários o armazenamento de suas criptomoedas usando a carteira digital do PayPal.
Quando solicitado a confirmar ou negar essas informações, um representante do PayPal disse ao Cointelegraph que “o PayPal não comenta rumores ou especulações”. No entanto, as listagens de empregos do PayPal, publicadas na mesma época, tornaram os rumores um pouco mais confiáveis. O PayPal anunciou uma vaga para “engenheiro de criptomoeda” – uma pessoa responsável por “novas iniciativas para o PayPal global, com foco em agilidade, mercado e inovação”, além de um engenheiro de pesquisa de blockchain para trabalhar no grupo de pesquisa recém-formado da empresa.
No entanto, em seu último formulário 10-K arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos em dezembro de 2019, o PayPal mencionou potenciais desenvolvimentos “rápidos” em blockchain e moedas digitais como um possível fator de risco que pode afetar negativamente a empresa.
O cliente está sempre certo
Os especialistas não se surpreenderam com os rumores que sugerem a expansão sobre as criptomoedas do gigante dos pagamentos, como Alex Mashinsky, CEO e fundador da plataforma de empréstimos de criptomoedas Celsius Network disse ao Cointelegraph: “Não vejo nenhuma contradição com o que eles já fazem, seus clientes têm criptomoeda e eles querem servir melhor seus clientes.” Aaron Henshaw, cofundador da Bison Trails, empresa de infraestrutura blockchain e membro da Libra Association, compartilhou sentimentos semelhantes em uma conversa por e-mail com o Cointelegraph:
“Não seria surpreendente que o PayPal esteja considerando uma adoção geral de ativos digitais. A missão do PayPal, de permitir que todos participem plenamente da economia global, se encaixa perfeitamente com a promessa das criptomoedas e da tecnologia blockchain, proporcionando maior acesso aos sistemas financeiros em todo o mundo.”
Na visão de Henshaw, adotar ativos digitais, que já representam bilhões de dólares, significaria apenas que o PayPal está “olhando para o futuro”. John Todaro, diretor de pesquisa institucional da TradeBlock, disse ao Cointelegraph que as empresas tradicionais estabelecidas são normalmente guiadas pelo interesse potencial do cliente, e não pelas observações anteriores:
“Não acho que uma mudança das empresas tradicionais de pagamento no espaço da moeda digital contradiga necessariamente as declarações anteriores. No início, as instituições financeiras tradicionais encaravam o espaço com ceticismo, como você viu com o CEO do JP Morgan no passado, e agora vê essas mesmas instituições se aquecerem com criptomoeda e é provável que estejam vendo um interesse/demanda real e potencial do cliente por serviços cripto.”
Sinjin David Jung, diretor-gerente da empresa de blockchain IBMR.io, argumentou que a entrada do PayPal na criptomoeda “era inevitável”, acrescentando que “terá sido bem pensada e motivada estrategicamente”, e provavelmente focada na clientela millennial: “A chegada do PayPal significa que eles avaliaram todos os riscos legais e regulatórios, além dos benefícios competitivos do fornecimento de criptomoeda.” Ele acrescentou: “Esta não é uma jogada de mercado B2B, mas definitivamente direcionada a conquistar essa base de consumidores da Geração Y”.
Concorrentes em potencial
Então, se a gigante de pagamentos seguir em frente e decidir entrar no espaço cripto, afinal, com quem teria que competir? De acordo com Mashinsky, o PayPal pode ser um jogador muito grande para entrar em conflito com qualquer empresa do setor e trazer um público totalmente novo ao mercado: “Eles têm mais de 270 milhões de clientes e todo o universo cripto é menor que 50 milhões de usuários, portanto, a oportunidade de crescimento para todos é que o PayPal pode, no mínimo, dobrar a comunidade de criptomoedas.”
Wayne Chen, CEO da fintech Interlapse, sugeriu que o PayPal teria que competir com exchanges de primeira linha como a Coinbase, mas seu maior rival pode ser o aplicativo Square de Jack Dorsey, pois também foi criado para fornecer soluções de pagamento alternativas. Embora de acordo com Jung, os verdadeiros concorrentes do PayPal sejam “realmente os outros aplicativos de carteira fintech como Robinhood e Revolut”, e se referiram ao PayPal como seu “avô” que “definitivamente ficou para trás na frente da inovação”, acrescentando:
“Mas com a chegada do PayPal, isso é mais uma ameaça para todos os outros aplicativos cripto por aí que estão focados em pagamentos e remessas como sua vantagem competitiva. […] eu duvido que o PayPal alguma vez crie uma exchange; e suas margens sempre serão melhor atendidas atuando como comprador e vendedor de criptomoedas direto em algumas exchanges. O PayPal pode se tornar uma forte ferramenta de integração para exchanges como Coinbase e Gemini.”
Adoção em massa e demanda do mercado
A implicação mais óbvia da expansão de boatos do PayPal é a adoção – se um serviço financeiro com 325 milhões de usuários ativos começar a listar ativos digitais, é provável que torne a criptomoeda mais viável aos olhos do mainstream financeiro. Mashinsky argumentou que, consequentemente, aumentará significativamente o preço do BTC e do Ether (ETH)”, já que a escassez de moedas terá um papel importante quando a adoção chegar”.
Jung disse ao Cointelegraph que a chegada do PayPal pode sinalizar o início da adoção em massa da criptomoeda e levar a indústria a se consolidar, colocando em grande parte o fim das altcoins como classe. Ele acrescentou: “Isso não significa necessariamente que haverá menos tokens; na verdade, isso provavelmente criará um boom na tokenização de ativos e empresas de criptomoedas mais robustas”.
Por fim, o PayPal pode beneficiar a indústria de criptomoedas, servindo como uma ponte para conectar o público cripto às finanças tradicionais e a trazer novos usuários a bordo que não haviam experimentado criptomoedas antes, sugeriu Todaro, da TradeBlock, acrescentando: “Para obter uma maior adoção de moedas digitais, é necessário ter uma ponte entre os operadores tradicionais e esses novos serviços descentralizados de criptomoeda que estão surgindo.”
Enquanto isso, torna-se aparente que o PayPal está na boca dos usuários de criptomoedas. No início desta semana, a empresa de blockchain Pundi X, com sede em Singapura, integrou o suporte ao PayPal para seu dispositivo de ponto de venda, Xpos. A medida seguiu uma pesquisa do Twitter perguntando com qual aplicativo de pagamento móvel eles gostariam que o Xpos se integrasse primeiro. O PayPal recebeu quase 70% dos votos, superando o WeChat Pay, Alipay e GoPay, entre outros.
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