Paxos lança o PAX Gold, ativo cripto regulado e resgatável para o ouro físico
A Paxos, a operadora de stablecoin por trás do PAX Standard, anunciou suposto o primeiro ativo cripto resgatável para o ouro físico.
A operadora de stablecoin Paxos lançou o PAX Gold (PAXG), um token lastreado no ouro na Ethereum (ETH).
A Paxos anunciou o lançamento do produto em um comunicado à imprensa publicado em 5 de setembro, alegando que ele é “o primeiro ativo cripto resgatável por ouro físico”. Além disso, o Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) apresentou sua aprovação da emissão em um comunicado oficial, definindo-o como “primeira moeda virtual lastreada em ouro no estado de Nova York”.
De acordo com o texto, cada token PAXG será apoiado por uma onça troy fina de ouro da London Good Delivery, armazenada em instalações de cofre profissionais em Londres. Os usuários que possuem os tokens em questão supostamente possuem o ouro que representam, mas os tokens podem ser movidos como qualquer outro token ERC-20 – algo substancialmente mais simples do que o envio de ouro.
Vantagens da tokenização
A Paxos cobra taxas pelas transações na blockchain que envolvem o token, assim como pela criação e queima do PAXG. O CEO e cofundador da Paxos, Charles Cascarilla, comentou o desenvolvimento, elogiando as vantagens da tokenização:
“Em um sistema financeiro global e digital, possuir ouro físico é um investimento pesado e desatualizado; não é fácil negociar, dividir, mover ou alavancar outros investimentos. ”
Ele também admite que negociar derivativos de ouro, como fundos negociados em bolsa, futuros ou ouro não alocado, é fácil, não envolvendo propriedade legal do ouro físico e com acessibilidade limitada. Por fim, ele observa:
“O ouro comprado em lojas não credenciadas não é apenas caro, mas também arriscado, pois a qualidade e a proveniência do ouro não são verificadas”.
A empresa alega que, em seu site, os usuários podem converter os tokens de e para moeda fiduciária ou ouro não alocado, ou resgatar tokens por barras de ouro físicas. Além disso, os detentores de tokens também podem procurar o número de série, o código da marca, o peso bruto, a finura e o peso fino de suas barras de ouro.
Hoje mais cedo, a Binance anunciou parceria com a Paxos para lançar uma stablecoin lastreada no dólar dos EUA.
Como o Cointelegraph publicou em março, A Cascarilla já prometeu que a empresa lançaria seu token lastreado em metal precioso este ano.