Partido Comunista da China lança livro sobre criptomoedas para líderes políticos
Não é segredo para ninguém que a China tem sido um dos países mais interessados a estudar e desenvolver Blockchain e criptomoedas para o uso estatal. O investimento parece estar ganhando mais força, com a instituição educacional de treinando dos membros do Partido Comunista Chinês publicando um livro sobre a tecnologia de blockchain.
De acordo com notícias locais, a publicação do livro faz parte da iniciativa para que líderes nacionais entendam melhor a inteligência artificial, as moedas digitais e as tecnologias de blockchain.
A publicação foi realizada pela Escola Central do Partido Comunista da China, também chamada apenas de Escola Central Partidária. Esse não é um livro isolado, ele é o terceiro em uma série focada nas tecnologias de interesse do país. Os outros títulos são “Um Diálogo com os líderes do partido sobre IA” e “Um dialogo com os líderes do partido sobre a Blockchain”.
O livro que tem foco em ensinar mais sobre as criptomoedas e tecnologias emergentes para políticos e também para o público, conta com um prólogo desenvolvido por executivos de bancos, comerciais e legisladores do país.
De acordo com informações, o livro fala um pouco da história do dinheiro até chegar nas criptomoedas e explora também a atual situação financeira mundial e as criptomoedas nesse cenário.
Moeda digital da China em foco
Claro, o Yuan Digital, a criptomoeda da China, não poderia ficar sem destaque na obra. O livro traz explicações sobre a estratégia por trás do Yuan Digital e o impacto que isso tara para toda a economia da China e os sistema de pagamento.
Também há um comparativo entre o Yuan Digital, as criptomoedas, a Libra do Facebook e outras Moedas Digitais de Banco Central (CBDC).
A China e o interesse nas moedas digitais
Esse novo livro apenas aumenta a certeza do quanto a China e o Partido Comunista estão interessados em alavancar o uso das criptomoedas, principalmente com as possibilidades de diminuir a força do dólar na influência econômica mundial.
A China e os EUA vêm entrando em conflitos econômicos cada vez mais comuns. Essas guerras comerciais chegaram até mesmo a ter impacto no mercado de ativos digitais, como o Bitcoin,
O poder do dólar é inegável em qualquer economia e ele pode (e é) usado pelo governo dos EUA para conseguir fazer com que outros países acatem as ordens do governo e garantir mais controle e soft power em todos os lugares do mundo.
Apesar de ser uma ferramenta estatal, longe do que o Bitcoin nasceu para ser, o Yuan Digital compartilha de alguns princípios sobre a soberania do dinheiro.
Saiba mais em Partido Comunista da China lança livro sobre criptomoedas para líderes políticos