Paris Saint-Germain vai lançar token do torcedor
O clube de futebol francês Paris Saint-Germain (PSG) está em parceria com a plataforma blockchain
O PSG joga no mais alto nível da liga de futebol da França e tem sido aclamdo como o time “mais popular” do país.
A Socios descreve-se como uma forma digitalizada e simbolizada do conceito de gestão de multidões “Socios” do Real Madrid & FC Barcelona – “socios” significa membro ou associado em espanhol. A plataforma é impulsionada por um empreendimento de blockchain esportivo chamado chiliZ, que tem o apoio de jogadores de alto nível da indústria de cripto que incluem a casa de câmbio cripto Binance. A chiliZ arrecadou US $ 66 milhões em financiamento até o momento, de acordo com a correspondência do CT com o CEO Alexandre Dreyfus.
A parceria do PSG com a plataforma permitirá que o clube lance um Fan Token Offering (FTO), que dá aos torcedores acesso aos tokens de clubes da marca PSG, que vêm com direitos de voto e também podem conferir status VIP e/ou recompensas aos seus detentores.
Os torcedores poderão votar em decisões “cosméticas” (escolher a cor do time, a música do estádio e o logo) e certos aspectos esportivos (MVP, Jogador da partida ou Mês, partidas de amistosos, turnês de verão, escalações de caridade, etc. .)
Dreyfus observou que a estratégia representa um mecanismo de token limitado, que não simboliza a estrutura corporativa existente do clube, mas está focado em incentivar e monetizar o engajamento dos torcedores e as experiências via cripto. Marc Armstrong, diretor de parceria do PSG, é citado no comunicado de imprensa dizendo:
“O Paris Saint-Germain está determinado a aproveitar as oportunidades que a criptomoeda pode oferecer. Essa tecnologia revolucionária terá um impacto importante na estratégia geral de negócios do clube e na maneira como nos envolvemos com nossa base de torcedores.”
Os tokens de torcedores do PSG serão comercializadas no mercado socios.com, mas apenas contra o token nativo chiliZ ($CHZ). A FTO do clube ocorrerá antes do início da próxima temporada de futebol, embora a data exata e o preço do token ainda não tenham sido revelados.
Dreyfus enfatizou ainda mais para a Cointelegraph que, enquanto o PSG é o primeiro clube de alto perfil a se juntar à iniciativa, a plataforma visa envolver “centenas de milhões” de torcedores de futebol de vários clubes de futebol de alto calibre em todo o mundo. Dreyfus disse que a plataforma ajudará a envolver e educar um grande grupo demográfico sobre blockchain e cripto.
Fonte: Cointelegraph