Paris Saint-Germain (PSG) se torna primeiro clube esportivo do mundo a validar blockchain
O Paris Saint-Germain (PSG) aderiu à Web3 há alguns anos de olho na inovação esportiva. O clube francês de futebol é o mais novo validador da blockchain Chiliz e o primeiro do mundo no setor a realizar o feito.
Conforme o CEO da Chiliz e Socios.com, Alex Dreyfus, o papel ativo que o PSG terá na blockchain impulsionará a evolução do ecossistema SportFi desenvolvido pela empresa, abrindo caminhos para que mais times, ligas, marcas e torcedores se unam.
Pela primeira vez um clube esportivo se torna um validador de blockchain, marcando um momento histórico na evolução não só apenas da Chiliz Chain, mas de todo mercado de dados on chain.
Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024
A ação do PSG também demostra que o time quer melhorar cada vez mais a experiência digital do torcedor apostando em inovação e novas tecnologias como a Web3.
Desde 2018, os Fan Tokens oficiais do PSG já fazem parte da plataforma Socios.com na blockchain Chiliz, que mantém uma rede robusta com mais de 50 projetos web3 e um ecossistema SportFi de US$1 bilhão.
“ O time tem estado na vanguarda da transformação web3 no esporte, traçando um caminho que muitos dos principais clubes europeus seguiram desde então. O PSG também é o primeiro clube a nomear em fevereiro de 2023 um Head de web3, o sueco Pär Helgosson. ”, ressalta o comunicado da Chiliz para o mercado
“Estamos entusiasmados em aprofundar nosso relacionamento existente com o Paris Saint-Germain, recebendo-os como validadores na Chiliz Chain. Esta evolução marca um passo significativo na adoção da web3 por torcedores, clubes e ligas. Estamos confiantes de que este movimento abrirá caminho para que outros clubes se juntem a nós nesta jornada inovadora. O papel ativo do PSG no nosso modelo de governança irá, sem dúvida, impulsionar o nosso ecossistema SportFi para novas áreas, tornando nossa parceria de longa data ainda mais duradoura. ”, finaliza Dreyfus.
O Head de Web3 no Paris Saint-Germain, Pär Helgosson, acrescentou: “Ao nos tornarmos um validador na Chiliz Chain, não estamos apenas abraçando o futuro dos esportes na Web3; estamos ativamente projetando-o para podermos ter um relacionamento mais direto com nossos fãs por meio de experiências na web3. Iremos otimizar nossos futuros envolvimentos para efeitos de rede, amplificando o valor e a receita que cada stakeholder pode gerar e experimentar dentro desta nova economia digital. Nosso compromisso é construir um ecossistema Web3 mais capacitado e sustentável, alavancando a sólida base de nossa relação existente com a Socios.com e Chiliz. O PSG está comprometido em promover a inovação, e continuaremos a desenvolver oportunidades com outros parceiros neste espaço.”
Novo mecanismo de recompra de tokens
A ampliação da parceria entre Chiliz e PSG acontece no mesmo momento que o clube francês renova eu modelo de tokenomics, incluindo recompensas de staking, queima de taxas de transação e incentivos comunitários.
Comprometendo-se a usar 100% de sua receita acumulada como validador para recompras regulares do $PSG, o clube promove um ciclo de investimento e crescimento.
O programa de recompra visa reinvestir parte da receita das validações do clube no suprimento do Fan Token PSG, construindo uma economia digital autossustentável para promover o engajamento dos fãs na web3.
PSG e Chiliz realizarão hackathons no Parc Des Princes
O PSG também será co-anfitrião, ao lado da Chiliz, em seu primeiro hackathon de blockchain no estádio Parc Des Princes. O desafio está marcado para acontecer no final do verão europeu de 2024.
Esta iniciativa reunirá desenvolvedores franceses e internacionais para inovar em produtos esportivos utilizando a tecnologia Web3, Chiliz Chain e Fan Tokens do PSG.
O artigo Paris Saint-Germain (PSG) se torna primeiro clube esportivo do mundo a validar blockchain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.