Para executivo do BBVA, criptomoedas são perfeitas.
por ifttt · 17 de setembro de 2018
Em entrevista para CNBC, Francisco Gonzalex, presidente executivo do grupo bancário multinacional espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), elogia tecnologia blockchain, mas alerta para o risco das atividades ilícitas das criptomoedas.
O banco BBVA é o segundo maior da Espanha e um dos maiores do mundo. Além disso, ele é conhecido por seu objetivo de digitalização e implementação de tecnologias inovadoras.
Em abril, o BBVA tornou-se o primeiro banco global a emitir um empréstimo usando a tecnologia blockchain, durante todo o processo de um empréstimo de € 75 milhões. Poucos meses depois, em julho, o BBVA assinou um novo empréstimo baseado em blockchain de € 100 milhões (US $ 117 milhões) para a empresa ACS Group.
Para o BBVA, oferecer empréstimos utilizando a tecnologia blockchain permite que ambas as partes monitorem independentemente as etapas de um contrato, bem como as condições. Como resultado, os empréstimos baseados em blockchain aumentam a eficiência nos processos financeiros da empresa, permitindo uma melhor transparência e rastreabilidade do processo contratual.
Gonzalez afirmou que o mundo está passando por “uma incrível revolução digital”, que acabará por levar a todos nós à uma nova ordem mundial. No entanto, o executivo do BBVA também enfatizou que existem “efeitos em cascata” que devem ser compreendidos. Ele explicou ainda os riscos das tecnologias digitais:
“Criptomoedas são perfeitas, mas são usadas com más intenções hoje, então é preciso ser cuidadoso. As tecnologias blockchain e ledger distribuído (DLT) também são perfeitas, são ferramentas grandiosas. Mas as criptomoedas devem ser entendidas, especialmente onde as práticas ilícitas estão indo. “
A empresa não apenas está adotando ativamente a tecnologia blockchain, como também está aplicando tecnologias de contabilidade distribuída (DLT) no processamento e manuseamento de envios de documentos. O CEO do BBVA, Carlos Torres, também afirmou que, apesar de seus desafios contemporâneos, “quando a tecnologia e os reguladores estiverem prontos, o BBVA quer ter as ferramentas necessárias para aplicar a tecnologia em casos de uso relevantes”.
Posts relacionados
Previous:
FEM descreve mais de 60 casos de uso da Blockchain para Proteção Ambiental
Fonte: Guia do Bitcoin