Bitcoin de papel: Offline Cash cria cédulas físicas de BTC para uso no dia a dia e armazenamento off-line

“O dinheiro é a forma de pagamento mais acessível e popular do mundo, e agora é suportada pela forma monetária mais soberana e anti-frágil que jamais existiu, o Bitcoin”, disse um dos idealizadores do “Bitcoin Note”.

A Offline Cash está lançando um projeto de emissão de Bitcoin (BTC) em cédulas físicas para que os hodlers possam usar seus BTC no dia a dia, oferecê-los para resgate ao portador ou armazená-los off-line, de forma segura, tangível e auto custodial.

Conforme declarou um dos cofundadores da Offline Cash, o propósito do “Bitcoin Note” é tornar o uso e o armazenamento da maior criptomoeda do mercado tão simples e acessível quanto o do dinheiro físico

“Dinheiro é a forma mais comum de pagamento peer-to-peer, mas anteriormente era inviável emitir notas em dinheiro de forma auto-custódia, confiável e verificável. Combinamos acessibilidade e portabilidade em quatro cédulas a partir de 1/1000 Bitcoin. Agora todos, desde crianças até avós, podem utilizar e guardar Bitcoin sem a necessidade de utilizar senhas ou chaves privadas.”

Hoje, no mundo todo, mais de 70% dos pagamentos peer-to-peer ainda envolvem dinheiro. O “Bitcoin Notes” permite que qualquer pessoa possa gastar, armazenar ou presentear Bitcoin sem a incidência das taxas cobradas por exchanges de criptomoedas, a arbitragem de bancos ou de redes de cartão de crédito, minimizando a exposição a moedas fiduciárias. 

“O dinheiro é a forma de pagamento mais acessível e popular do mundo, e agora é suportada pela forma monetária mais soberana e anti-frágil que jamais existiu, o Bitcoin”, afirmou Paul Gerhardt, sócio da Offline Cash.

Tecnologia mista

O “Bitcoin Note” transforma o Bitcoin em papel moeda utilizando uma assinatura multisig que combina uma chave criptográfica criada pela Offline Cash, que fica registrada exclusivamente na própria cédula, com uma chave privada gerada pelo portador.

As notas contém um chip NFC para armazenamento das chaves e são impressas com padrões gráficos e elementos típicos de moedas emitidas por autoridades monetárias governamentais, como microfilme e impressão em relevo sobre um robusto polímero sintético.

Cédulas do “Bitcoin Note”. Fonte: Offline Cash

O primeiro lote do “Bitcoin Note” será distribuído em 2.100 pacotes, cada um deles contendo quatro cédulas de 1, 2, 5 e 10 mBTC. Ou 0,001, 0,002, 0,005 e 0,010 BTC. As frações de Bitcoin armazenadas em cada cédula só são resgatáveis quando o portador corta a nota e tem acesso à chave criptográfica local.

Ao receber a nota, o novo portador não precisa necessariamente resgatar os Bitcoins pelo valor de face. Há a opção de mantê-los armazenados off-line, a partir da recriação da chave privada.

Como títulos do tesouro, cada nota contém sua própria data de expiração, após a qual somente o criador da chave privada conseguirá acessar os Bitcoins nela armazenados. Isso faz do “Bitcoin Note” uma alternativa para armazenar fisicamente Bitcoins de forma segura e off-line.

Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, um relatório recém divulgado pela Blockware Intelligence estima que a adoção do Bitcoin compreenda 10% da população mundial até 2030.

LEIA MAIS

Você pode gostar...