‘Pânico do mercado de criptomoedas está diminuindo, esta é a hora de comprar’, diz CEO da Pantera Capital

O chefe do Pantera citou três razões principais pelas quais as criptomoedas despejaram um trilhão de dólares em capitalização de mercado.

O presidente-executivo da Pantera Capital, Dan Morehead, está confiante de que a grande venda da criptomoedas está diminuindo porque ele acha que já “passamos pelo auge do pânico”.

No boletim mensal publicado a 14 de junho, o capitalista de risco afirmou que o melhor momento para comprar é quando os mercados estão “bem abaixo da tendência”. Um gráfico de desvio de tendência do Bitcoin corroborou com essa afirmação, pois mostrou que o ativo só foi tão “barato” em relação à sua tendência por um quinto de seu ciclo de vida.

Ele também afirmou que os retornos anuais também não indicam que o Bitcoin está sobrevalorizado.

“O retorno ano após ano nunca saiu literalmente fora do gráfico como nos picos anteriores. Atualmente, está sendo negociado a 281% ano a ano – o que parece totalmente plausível, dada a impressão de dinheiro que ocorreu nesse período.”

Morehead continuou explicando que uma convergência de três eventos de notícias fez os mercados caírem de forma tão acentuada.

Outra repressão da China foi um dos grandes fatores, mas, como Morehead apontou, isso já aconteceu várias vezes antes.

“OK, vamos analisar o último evento para “banir bitcoin” da China com uma lente mais ampla. Parece que já vimos **esse** filme antes também.”

Ele listou oito incidentes separados ao longo dos anos, quando a China baniu o Bitcoin ou reprimiu a indústria, seguido por um gráfico que mostra os enormes ganhos que o Bitcoin obteve posteriormente. Pequim também está reprimindo as operações de mineração de Bitcoin por causa de preocupações com o consumo de energia, enquanto busca a neutralidade do carbono.

Relacionado: Sinais de que a taxa de hash do Bitcoin está começando a se afastar da China

A segunda razão citada pelo chefe da Pantera Capital foi o Dia do Imposto nos EUA, que tradicionalmente afetou os mercados, uma vez que os investidores optaram por liquidar algumas de suas participações para levantar dinheiro para pagar seus impostos.

“Os ciclos anteriores do dia do imposto atingiram mínimos locais sete dias antes do dia do imposto. Isso faz muito sentido. Esse é o tempo que leva para tirar seu dinheiro de uma exchange e levá-lo ao banco.”

O terceiro fator que ele citou foi a guinada de 180 de Elon Musk sobre Bitcoin, mas ele não entrou em detalhes sobre o impacto que os tweets do CEO da Tesla tiveram no mercado na época. Musk causou uma “guerra de tweets” em 17 de maio, quando deu a entender que a Tesla poderia vender algumas de suas participações BTC devido a preocupações ambientais com o consumo de energia.

Os mercados de criptoativos despencaram 43% de seu recorde histórico de US$ 2,5 trilhões em meados de maio, perdendo mais de um trilhão de dólares em capitalização de mercado total nas semanas que se seguiram. Os mercados têm se consolidado desde que atingiram seu ponto mais baixo nesta retração em 24 de maio, e atualmente estão em torno de US$ 1,6 trilhão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...