Fundador da Pantera Capital diz que EUA não permitirá que ‘startups aleatórias’ desafiem o dólar

“O governo dos EUA não permitirá que startups aleatórias desafiem o dólar”, diz Waterhouse.

Dr. Steven Waterhouse, sócio fundador da Pantera Capital e CEO da Orchid (OXT), acredita que o governo dos EUA não permitirá que uma empresa privada desafie o dólar.

Em uma entrevista gravada antes do Telegram anunciar que havia desistido de seu projeto de blockchain, Waterhouse disse que o governo dos EUA vê as criptomoedas emitidas por empresas com centenas de milhões de usuários como uma ameaça real ao dólar:

“A ideia de que algumas startups aleatórias vão construir suas próprias stablecoins, talvez com centenas de milhões de instalações de um cliente de mensagens, seja Facebook, Telegram ou outra pessoa, desafia potencialmente o tipo de moeda digital do banco central ou as moedas existentes do banco central ? […] Isso deve estar acordando os reguladores. Então, acho que é por isso que vimos uma reação tão forte ao Libra do Facebook e ao Telegram.”

Muitos governos ao redor do mundo adotaram uma abordagem em duas frentes – frustrando a emissão de stablecoins que poderiam rivalizar com a moeda fiduciária, enquanto também exploravam a emissão de suas próprias moedas digitais.

A declaração de Durov é única

Mas Dr. Waterhouse também reagiu com consternação aos recentes comentários do fundador do Telegram, Pavel Durov, nos quais chamou os EUA de “estado policial” e desencorajou os empresários da Europa Oriental de fundar seus negócios de tecnologia no Vale do Silício. Ele disse que era a primeira vez em 20 anos que ouvia alguém expressar essa opinião:

“A única vez em 20 anos em que moro em São Francisco, e estou sediado e com uma forte rede no Vale do Silício. É [a primeira vez] que alguém disse que esse não é o melhor lugar para começar ou construir uma empresa.”

Leia mais:

Você pode gostar...