pandemia do coronavírus provoca nova queda do Bitcoin
A última semana foi especialmente difícil para a economia global. Ao mesmo tempo em que os casos de coronavírus cresceram exponencialmente em todo o mundo, o mercado financeiro sentiu estes efeitos quase que imediatamente.
Porém, o criptomercado acabou ficando em alta. Assim, o Bitcoin, principal ativo digital, se acima dos 6.500 dólares durante toda semana.
O que acontece é que, mesmo com a crença comum de que a criptomoeda é considerada um porto seguro em tempos de crise, o que se tem visto parece provar o contrário.
Isso porque, enquanto a economia global sofre com os efeitos do coronavírus, o ativo se torna cada vez mais volátil.
Somente nas últimas 24 horas, o bitcoin teve uma queda de 5,7%. E embora neste momento haja uma nova reação por parte do ativo, seu valor ainda está na casa dos 6.200 dólares.
Assim, o grande clima de incerteza da economia global também parecer estar afetado a moeda.
Ações emergenciais de vários países
Diversos países estão adotando uma série de medidas na tentativa de salvar suas respectivas economias.
Nos EUA, por exemplo, Donald Trump aprovou um pacote de estímulos na economia norte-americana, no valor de 2 trilhões de dólares.
Mas não é apenas os EUA que estão passando por esta situação. No total, mais de 100 bilhões de euros foram injetados na economia da Europa, em uma tentativa de proteção contra os efeitos causados pela doença.
Já em países emergentes, como o Brasil, a situação está se tornando cada vez mais complicada. Enquanto algumas moedas estrangeiras continuam subindo no país para cima dos R$ 5, como o dólar e o euro, a BOVESPA continua em queda.
Todos estes fatores contemplam o atual nível de complexidade que a economia global vem enfrentando.
Neste sentido, mesmo com toda a instabilidade que o bitcoin e o criptomercado está passando, os ativos digitais mostram força e resistência diante da situação atual.
Saiba mais em pandemia do coronavírus provoca nova queda do Bitcoin