Paquistão vai investigar a Binance por suposta fraude multimilionária em criptomoedas

A agência federal do Paquistão iniciou uma investigação criminal depois de receber inúmeras reclamações contra um esquema em andamento que envolvia induzir investidores a enviar fundos de carteiras Binance para carteiras de terceiros desconhecidos.

A Agência Federal de Investigação  (FIA) do Paquistão publicou um comunicado formal para a exchange de criptomoedas Binance em um esforço para identificar links em torno de um esquema multimilionário de criptomoedas na região. 

O governo do Paquistão iniciou uma investigação criminal depois de receber inúmeras reclamações contra um esquema em andamento que envolvia induzir investidores a enviar fundos de carteiras Binance para carteiras de terceiros desconhecidos. De acordo com a cobertura local, o Cyber Crime Wing da FIA emitiu uma ordem de atendimento ao gerente geral da Binance Paquistão, Hamza Khan, para identificar  links da exchange para “aplicativos móveis de investimento online fraudulentos”.

“Um questionário relevante também foi enviado à sede da Binance nas Ilhas Cayman e à Binance US para explicar o mesmo”, dizia o aviso. As fraudes de investimento no Paquistão foram realizadas pedindo aos usuários que se registrassem na Binance e transferissem fundos para carteiras de terceiros sob o pretexto de retornos fora da realidade. De acordo com o aviso da FIA:

Esses esquemas beneficiam clientes antigos às custas de novos clientes e, em última análise, desaparecem quando eles fazem uma base de capital substancial no valor de bilhões de rúpias.

Com base em reclamações levantadas pelos cidadãos, a agência paquistanesa identificou pelo menos 11 aplicativos móveis fraudulentos que repentinamente pararam de funcionar após roubarem os fundos dos usuários. Os aplicativos identificados pela FIA são MCX, HFC, HTFOX, FXCOPY, OKIMINI, BB001, AVG86C, BX66, UG, TASKTOK e 91fp.

Além de direcionar os usuários a se inscreverem na Binance para transferir os fundos, os fraudadores adicionaram as vítimas a um grupo do Telegram para fornecer “avisos de apostas de especialistas”. Cada aplicativo hospedava cerca de 5.000 clientes em média. O aviso acrescentou:
 

Pelo menos 26 endereços de carteira de blockchain suspeitos (endereços de carteiras Binance) foram identificados de onde quantias fraudulentas podem ter sido transferidas. Uma carta foi escrita para Binance Holdings Limited visando a obtenção de detalhes dessas contas de carteira blockchain, bem como o bloqueio de suas operações de débito. 

A Binance também foi solicitada a fornecer detalhes, incluindo documentos de apoio oficiais e mecanismos de integração dos APIs que foram usados pelos fraudadores para se conectar com os serviços da Binance. Embora a FIA tenha bloqueado de forma proativa as contas bancárias vinculadas aos aplicativos suspeitos, o aviso disse que:

Em caso de não conformidade, a FIA Cyber Crime estará justificada para recomendar sanções financeiras à Binance por meio do Banco do Estado do Paquistão.

A Binance ainda não respondeu ao pedido de comentário da Cointelegraph.

Em dezembro de 2021, o presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria do Paquistão (FPCCI), Nasir Hayat Magoon, revelou que os cidadãos paquistaneses possuem um valor de criptoativos combinados de US $ 20 bilhões.

Conforme noticiado pela Cointelegraph, o presidente da FPCCI confirmou os números com base em um trabalho de pesquisa divulgado pela Câmara. Em conformidade com a afirmação, o Chainalysis Global Crypto Adoption Index de 2021 classificou o Paquistão como o terceiro maior em termos de pontuação do índice, atrás do Vietnã e da Índia.
 

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...