PagTesouro é oficial: “PicPay do governo” integrado ao PIX digitaliza multas e taxas
O governo brasileiro lançou oficialmente, nesta quinta-feira (24), o PagTesouro. Apresentado ainda em 2019, a plataforma visa digitalizar pagamentos à União que hoje são normalmente feitos por guias em papel. A ferramenta é integrada ao PIX.
Conforme descreve o Diário Oficial da União, o PagTesouro é uma plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores devidos pelos contribuintes. São pagamentos normalmente feitos aos órgãos e às entidades da administração pública federal.
Dessa maneira, é uma espécie de digitalização das Guias de Recolhimento da União. Multas, serviços administrativos, serviços educacionais e taxas em geral que devem ser pagas para à União estão incluídas no novo serviço.
Os repasses poderão ser quitados por meio de cartões de crédito, além de transferência de bancos com débito em conta e carteiras digitais. Os cidadãos, portanto, deverão poder pagar pelo aplicativo no celular sem precisar se dirigir a uma agência.
Segundo o Governo Federal, esses pagamentos representaram mais de R$ 300 bilhões ao Tesouro apenas em 2019. Considerando esses números, dessa forma, a Secretaria do Tesouro Nacional estima que o PagTesouro possa movimentar cerca de R$ 120 bilhões no ano.
Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto
PagTesouro é integrado ao PIX
O PagTesouro conecta serviços financeiros diretamente à Conta Única do Tesouro Nacional. O credenciamento de instituições financeiras começou em junho. Segundo o DOU, empresas de pagamentos vinculadas ao PIX também ficam automaticamente credenciadas junto ao PagTesouro.
Na última quarta-feira (24), o Banco Central divulgou o calendário de liberação do PIX para os próximos dois meses. O serviço começará a funcionar em fases já em outubro, porém com horário restrito. A operação 24 horas irá iniciar apenas em 16 de novembro, logo nas primeiras horas da manhã.
O artigo PagTesouro é oficial: “PicPay do governo” integrado ao PIX digitaliza multas e taxas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.