Página falsa do Nubank no Facebook tenta roubar senha de clientes
Uma página no Facebook vem usando o nome do Nubank para fazer anúncios e captar dados. A técnica, conhecida como phishing, é crime e tem como objetivo aplicar golpes a partir da obtenção de dados de clientes e internautas.
Com o nome de NuBank S/A, a página não conta com o selo de verificação que aparece na página oficial do Nubank. Já o link do anúncio veiculado no Facebook dá acesso a uma página apócrifa que pede CPF e senha do cliente no banco digital.
O chamariz do anúncio é para uma suposta atualização cadastral que permitiria elevar em até 40% o limite no cartão. Ainda chama a atenção o fato de a mensagem conter erros de português.
A página falsa consta como criada em 26 de janeiro e tem apenas 62 seguidores. Não há nenhuma postagem de conteúdo e nem informações sobre a empresa. Sua configuração também não permite visualizar comentários.
Já a fanpage verdadeira do Nubank tem mais de 2 milhões de seguidores e reúne as postagens do banco digital na rede social. Ela traz ainda informações sobre contato e localização da fintech —cuja sede fica no bairro de Pinheiros.
Alerta do Nubank
O Nubank confirmou, via assessoria de imprensa, que a página falsa é mais um caso de phishing que usa o nome da empresa. E alerta internautas a não inserir quaisquer informações sensíveis em locais de procedência duvidosa.
“Nós deixamos claro que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail ou qualquer outro site que não seja o do Nubank (www.nubank.com.br) ou nosso aplicativo”.
A fintech também instrui clientes e demais internautas a denunciar esse tipo de fraude.
“Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, email ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. É importante também reportar o e-mail ou conteúdo fraudulento como phishing ao seu respectivo provedor de acesso”.
Além do Facebook, outras redes, como Instagram e Twitter, além do e-mail e WhatsApp, também são usados pelos criminosos para a prática de phishing.
O que diz o Facebook
Procurado pela reportagem, o Facebook informou que os Padrões de Comunidade da rede social proíbem o uso das plataformas para facilitar ou organizar atividades que causem danos financeiros a pessoas ou negócios.
O Facebook disse ainda contar com um serviço de inteligência artificial que bloqueia anúncios potencialmente suspeitos. Também afirmou que conta com ajuda de usuários para ajudar a coibir eventuais manifestações que escapem a esse filtro.
“Times dedicados a investigar e coibir essas condutas trabalham para evitar que pessoas mal intencionadas usem as plataforma para atividades impróprias. E as pessoas podem denunciar um conteúdo ao identificarem algo que viole as políticas”, afirmou o Facebook, por meio de assessoria de imprensa.
Luta contra pirâmides
Fundado em 2013 na zona oeste de São Paulo, o Nubank é considerado atualmente a maior fintech brasileira. Segundo a própria empresa já são mais 20 milhões de clientes —entre os que utilizam a conta digital e o cartão de crédito, sendo que parte deles utiliza os dois serviços.
Com uma proposta de mudar a relação dos clientes com o dinheiro, o Nubank costuma usar seus canais de comunicação para abordar temas que afetam diretamente o bolso do cidadão.
Em uma de suas ações recentes, o Nubank fez um alerta contra pirâmides. São esquemas que prometem retorno rápido do capital investido, sem precisar entender de investimentos —e que costumam esconder fraudes financeiras.
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 11% dos brasileiros já foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro —as pirâmides financeiras respondem por nada menos que 55% do total desses esquemas fraudulentos.
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