Vendedor P2P de criptomoedas negocia Bitcoin em apenas 5 segundos usando o Pix
Novo sistema do Banco Central estará disponível para todos os brasileiros nesta segunda-feira (16).
O vendedor P2P de criptomoedas brasileiro Michel Lopes precisou de apenas cinco segundos para concluir uma negociação de Bitcoin utilizando o Pix. Segundo Michel P2P, ele vendeu uma fração de BTC que foi concluída praticamente de forma instantânea através do sistema lançado pelo governo federal.
Assim, a venda de Bitcoin com o Pix que durou apenas cinco segundos foi concluída pelo negociador de criptomoedas ainda na madrugada da última sexta-feira (13), fora do horário do expediente bancário.
Para Michel P2P, o novo sistema pode facilitar a compra e venda de criptomoedas que envolvam depósitos e transferências de valores em moeda fiduciária. Com transações sendo concluídas rapidamente, o tempo de espera nessas negociações pode ser reduzido graças ao Pix.
Comprar Bitcoin via P2P
O vendedor de criptomoedas Michel P2P utiliza o Pix para negociar criptomoedas desde o dia 7 de novembro de 2020. Naquele dia, ele conseguiu apenas receber valores através do novo sistema.
Porém, já na última quarta-feira (11), o vendedor P2P conseguiu também enviar dinheiro com a nova tecnologia, através da conta corrente que possui no banco digital Nubank.
Assim, com a liberação de envio e recebimento pelo sistema antecipadamente, Michel P2P começou a negociar Bitcoin com usuários utilizando o Pix antes do lançamento oficial.
“Foi praticamente imediato, bastou o aplicativo liberar e eu já consegui receber pela chave aleatória, e-mail e CPF.”
Além disso, o Pix pode beneficiar diretamente as negociações P2P de criptomoedas, onde transações com dinheiro demoravam até “alguns dias”, segundo Michel P2P.
Para o negociador, o “Pix tornará as negociações muito mais rápidas”, permitindo o envio direto de dinheiro através das chaves privadas geradas pelo sistema.
“Uma das coisas que mais acontece no meio P2P é o tempo de negociações demorar devido ao banco que envia um TED, que pode levar horas para realmente enviar o pagamento para outro banco. O Pix com sua agilidade tornará as negociações muito mais rápidas.”
Venda de criptomoeda em 5 segundos
Uma das maiores vantagens oferecidas pelo Pix está relacionada a confirmação de transações além do horário de expediente bancário. Antes do sistema, o envio de dinheiro através de instituições bancárias acontecia mediante o uso de DOC e TED.
Assim, com limitações de horário de expediente bancário, as transações com dinheiro no Brasil sofriam limitações, inclusive nos finais de semana. No entanto, o Pix mudará essa oferta com transações sendo concluídas 24 horas por dia.
Segundo entrevista do vendedor Michel P2P ao Cointelegraph, ele conta que conseguiu concluir uma venda de Bitcoin às 00h27, e em apenas cinco segundos ao utilizar o Pix. Antes do sistema, o vendedor de criptomoedas não conseguiria concluir uma transação de dinheiro nesse horário.
“Foi concluída em cinco segundos, uma venda de Bitcoin feita às 00h27. O cliente me enviou do Santander para minha Nubank naquele horário. Algo assim ficaria comumente agendado para segunda-feira, e iria cair por volta das 6h da manhã. Isso resolveu a minha vida e a do cliente, que pode enviar o pagamento imediato e receber o bitcoin na hora. A venda foi de pequeno valor, R$390,59.”
Lançamento Pix
O Pix foi lançado no dia 3 de novembro de 2020 para uma fase de testes que contemplou alguns clientes de instituições financeiras que são consideradas parceiras do sistema.
Dessa forma, além do cadastro de chaves de acesso, foi possível enviar e receber dinheiro durante a fase de testes do Pix. Previsto para estar disponível para toda a população nesta segunda-feira (16), parte da população vê com desconfiança o sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.
Embora o Pix poderá ser usado para acelerar negociações com o Bitcoin, o vendedor Michel P2P acredita que a criptomoeda oferece mais privacidade que o sistema de envio e recebimento de dinheiro.
“Muita gente tem medo da invasão de privacidade que o Pix tem como ‘pano de fundo’, acredito que neste ponto o Bitcoin ainda seja mais absoluto. Mas, em termos de negociações, com toda a certeza, assim como eu poderei negociar a qualquer momento, todo mundo poderá fazer o mesmo.”
Leia Mais:
- Bitcoin pode atingir US$ 200 mil em novo ciclo de alta, revela analista
- Em tempos de Bitcoin, criptomoedas, ETF, BDRs e outros, comprar imóveis ainda é um bom investimento
- Controladoria Geral do Paraná, Ministério Público e outras instituições estão criando plataforma em blockchain contra corrupção
- Cansado de investir em Bitcoin? Especialista indica como escolher as empresas para aplicar na Bolsa de Valores