Mercado P2P de Bitcoin da Paxful se prepara para ultrapassar LocalBitcoins em volume
O mercado P2P de Bitcoin da Paxful atingiu recentemente o maior volume histórico de transações semanais, continuando sua tendência de alta quase ininterrupta.
O mercado ponto a ponto (peer-to-peer – P2P) de Bitcoin (BTC) Paxful atingiu recentemente um recorde histórico em seu volume semanal de negociação.
Em 2 de dezembro, os dados da CoinDance revelam que, na semana de 23 de novembro, a Paxful processou perto de US$ 30 milhões em negociações P2P de Bitcoin, dando sequência a uma tendência ascendente consistente desde o surgimento da plataforma.
Volume semanal da Paxful (global), 2015-presente. Fonte: CoinDance
Paxful supera a tendência da LocalBitcoins
A Paxful é uma plataforma P2P de balcão (over-the-counter – OTC) que conecta usuários que oferecem comprar e vender Bitcoin usando vales-presente, Paypal, transferências bancárias domésticas e outros métodos de pagamento.
Como um serviço descentralizado e sem custódia, a Paxful supostamente tem negociações em Bitcoin denominadas em 70 diferentes moedas fiduciárias nacionais e processou entre 20 e 25 milhões de dólares em negociações (semanalmente) durante grande parte de 2019.
Embora a Paxful tenha relatado uma tendência de alta consistente desde 2015, os dados da LocalBitcoins.com – um experiente nome no espaço de negociação de cripto P2P – tiveram um arco mais instável, com picos de volume sendo majoritariamente alcançados durante a disparada no preço da criptomoeda no inverno de 2017.
Volume semanal da LocalBitcoins (global), 2013-presente. Fonte: CoinDance
Apesar disso, o volume da LocalBitcoins permaneceu amplamente na faixa de 40 a 60 milhões de dólares (semanalmente) durante grande parte de 2018 e 2019, embora os últimos meses tenham testemunhado uma desaceleração, com níveis consistentemente inferiores a US$ 40 milhões ao longo de outubro e novembro.
Como observado, um dos nichos de mercado da Paxful é a troca de vales-presente com marca de varejo por Bitcoin: o site da plataforma revela que os vales-presente da Amazon são atualmente os mais populares, seguidos por eBay, Steam e iTunes.
Desafiantes do LocalBitcoins
Conforme relatado, a LocalBitcoins viu sua participação de mercado ser desafiada quando a rival LocalCryptos – anteriormente LocalEthereum – anunciou que se programava para adicionar suporte ao Bitcoin em conjunto com o Ether (ETH).
A LocalBitcoins também foi criticada por seu movimento de se registrar como um provedor oficial de moeda virtual junto a reguladores em seu país natal, a Finlândia, afastando usuários que esperam fazer transações pseudônimos.
Alternativas às exchanges centralizadas e aos vale-presente tokenizados
Como o Cointelegraph relatou em julho, a principal exchange e carteira de criptomoedas centralizadas americana Coinbase também entrou no mercado de vales-presente de cripto, permitindo que clientes de determinados países troquem moedas por certificados eletrônicos de marca.
Em agosto a Amaten, maior plataforma de vales-presente do Japão, revelou que começaria a emitir vales-presente tokenizados em parceria com o provedor de rede blockchain Aelf.