tZERO, da Overstock, tokeniza lançamento do cinema ‘Atari: Fistful of Quarters’
tZERO, a divisão de criptomoeda da gigante de varejo americana Overstock, vai tokenizar o próximo filme “Atari: Fistful of Quarters”.
A tZERO, braço de criptomoedas da gigante americana de varejo Overstock, vai tokenizar a aguardada produção cinematográfica “Atari: Fistful of Quarters”, segundo anúncio publicado em 9 de julho.
Segundo o texto, a tZERO fechou a parceria com os produtores do filme para desenvolver um token chamado “Bushnell”, que seria vendido pela financiadora e produtora cinematográfica Vision Tree. Os proprietários do token devem receber uma parcela do faturamento do filme, e receberão benefícios adicionais, incluindo a possibilidade de ajudar a escolher o trailer do filme e palpitar na escolha do elenco.
O filme é uma cinebiografia de Nolan Bushnell, um empresário e engenheiro americano frequentemente citado como o pai da indústria de videogames. Bushnell também fundou a fabricante de consoles de videogames e computadores Atari Corporation. Patrick Byrne, diretor executivo da Overstock, disse:
“Estávamos procurando uma equipe para crackear o código para Hollywood e trazer transparência e contabilidade a uma indústria históricamente reticente a mudanças. Temos uma equipe bastante impressionante estamos animados de trazer a tecnologia tZERO para a indústria do cinema.”
O projeto deve ser a primeira implementação de tecnologia blockchain para financiar um filme, apesar de notícias recentes darem conta de que o BNDES do Brasil planeja financciar a produção de um documentário em parceria com a produtora nacional Elo Company, cujo filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, foi nomeado ao Oscar em 2016.
Em 2017, o Cointelegraph noticiou sobre o 21MCoin, que é um token de direitos autorais que autoriza o proprietário a possuir uma parte de direitos autorais e, portanto, a royalties e outros benefícios por perpetuidade. 21Milhões de fichas são usadas para apoiar um negócio em que todos os funcionários, elenco e equipe recebem o mesmo, o que faz com que os orçamentos de produção sejam muito maiores, com mais conteúdo para o dinheiro – retirando as taxas de intermediários.