A subisidiária da Overstock tZERO desenvolve contrato inteligente para venda de metais raros
A subsidiária da Overstock tZERO, desenvolverá uma ficha de venda de commodities para uma venda futura de cobalto.
A empresa de private equity GSR Capital contratou a subsidiária da Overstock.com Inc., a tZERO Group Inc., para desenvolver uma ficha de contrato inteligente para a venda de cobalto, de acordo com um comunicado publicado em 17 de dezembro.
A parceria da tZERO e da GRS Capital, com sede em Hong Kong, está focada no desenvolvimento de um ecossistema na Ásia para contratos de compra de commodities que supostamente melhorariam o processo da cadeia de fornecimento de metais raros. Além disso, as partes pretendem lançar uma plataforma de tokens de segurança na região, seguindo a conformidade com os requisitos regulamentares relevantes.
De acordo com o comunicado, o token será usado para a venda de cobalto, e deverá ser lançado em 2019. A “oferta de cobalto inédita” incluirá parcelas recorrentes de cobalto de bateria de veículo elétrico, com até US $ 200 milhões do material a ser disponibilizado para venda.
Patrick Byrne, CEO da Overstock e presidente executivo da tZERO, afirmou que “a automação de contrato inteligente dessas transações reduzirá significativamente os custos gerais enquanto efetivamente melhora a transparência nas compras de metais de terras raras.” No entanto, para concluir o projeto, as empresas estão atrasando investimento de capital anunciado até o final de fevereiro de 2019.
Em agosto, a Overstock e a tZero assinaram folhas de termos com a GRS Capital para investir até US $ 374,55 milhões em troca de ações ordinárias da tZERO e ações ordinárias da Overstock.com. Além disso, a GSR Capital comprará US $ 30 milhões em tokens de da Overstock.
Em uma carta aos detentores de ações da GRS Capital, divulgada em 16 de dezembro, a Overstock observa que a GRS Capital assinou um acordo de retenção com a tZERO que garante que a oferta de cobalto não seja atrasada pela extensão do investimento da GRS Capital.
No final de novembro, Byrne anunciou planos de vender seu negócio de e-commerce para dedicar totalmente a empresa a projetos blockchain. Conforme relatado pelo WSJ, a subsidiária Medici Ventures, com foco em blockchain da Overstock, é a causa de prejuízos visíveis para a companhia, totalizando US $ 22 milhões em 2017 e US $ 39 milhões nos primeiros nove meses de 2018.