CEO da Overstock revela data estimada para venda de negócios de varejo para se concentrar no Blockchain
Fundador e CEO da gigante norte-americana de varejo Overstock revela data estimada para vender seu negócio de varejo para investir mais em projetos de blockchain.
Patrick Byrne, fundador e CEO da gigante norte-americana de varejo Overstock, planeja vender o braço de varejo de sua empresa para se concentrar no blockchain no início do ano que vem, relata o Wall Street Journal (WSJ) em 23 de novembro.
Byrne, conhecido na indústria de blockchain por seu compromisso com a tecnologia, não revelou os detalhes do acordo, nem nomeou potenciais compradores; No entanto, ele disse ao WSJ que espera fechar o negócio até fevereiro de 2019.
O WSJ relata que Byrne tem planejado vender seu negócio de e-commerce desde 2017 para se dedicar totalmente a projetos blockchain.
De acordo com o WSJ, a subsidiária Medici Ventures, subsidiária da Overstock, é a causa de perdas visíveis para a empresa. Em 2017, Medici perdeu US $ 22 milhões, enquanto nos primeiros nove meses de 2018 já perdeu US $ 39 milhões. As perdas totais para Overstock totalizaram US $ 163,7 milhões para o período reportado de 2018.
Byrne, no entanto, permanece otimista em relação aos seus empreendimentos de blockchain. “Eu não me importo se o tZero [um dos projetos apoiados pelo Medici] está perdendo US $ 2 milhões por mês. Achamos que temos fusão a frio no lado do blockchain”, explicou ele na entrevista.
Perdas da Medici comparadas com as perdas gerais da Overstock em 2017-2018. Fonte: WSJ
A Overstock foi lançada em 1999 para vender o excedente e devolver a mercadoria on-line e virou uma “pioneira” no espaço cripto, tornando-se uma das primeiras grandes empresas a aceitar o Bitcoin (BTC) em 2014.
De acordo com o WSJ, uma votação remota baseada em blockchain no estado norte-americano de West Virginia estava entre os projetos que Medici apoiou este ano. Como a Cointelegraph reportou após o assunto, nas eleições de 2018, 144 militares estacionados no exterior de 24 países puderam votar através de uma plataforma móvel descentralizada Voatz. Apesar das preocupações sobre a segurança do voto móvel, os funcionários da Virgínia Ocidental consideraram o experimento um sucesso.
Outro projeto apoiado pela divisão blockchain da Overstock é uma plataforma de registro de terras na Zâmbia. Em agosto, a Medici Land Governance estabeleceu uma parceria com o governo da Zâmbia para desenvolver um sistema de propriedade descentralizada da terra, permitindo que os proprietários rurais legitimassem suas propriedades e tivessem acesso ao mundo financeiro.