‘Nossa intenção é ter o Real digitalizado e substituir o dinheiro físico’, declara presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Pela primeira vez presidente do Banco Central do Brasil declara que Brasil quer eliminar o uso do dinheiro fisico com a emissão de um CBDC

O Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou que a instituição está trabalhando na criação e desenvolvimento de um Moeda Digital, CBDC, que irá substituir o Real.

Segundo o presidente do BC, ela sera integrada ao Pix e deve substituir o dinheiro físico gradativamente.

Ainda de acordo com Campos Neto, o projeto da Moeda Digital vai na linha de digitalizar a economia cada vez mais de ter o dinheiro mais rastreável e de ter um sistema mais seguro e mais inclusivo.

“O projeto de um CBDC para o Brasil combina com várias iniciativas, uma é de aperfeiçoamento do câmbio outra é do Pix, ter a experiência de pagamentos instantaneos e de criação de novos modelos de negócios. Open Banking que é poder usar toda a informação do clente em prol de atingir novos produtos financeiros e custos mais baratos, ou seja o cliente vai usar a informação para o seu benefício e nessa esteria de inovação nos já iniciamos o estudo para emissão de uma moeda digital”, declarou.

CBDC

Citando experiências de CBDC em outras nações, Campos Neto declarou pela primeira vez que a intenção de um CBDC no Brasil é substituir o uso do dinheiro físico, com um todo.

“É uma moeda digital só para pagamentos de câmbio? Não. É uma Moeda Digital que nos entendemos que vai se estender e vai substituir a moeda física aos poucos”, disse.

Campos Neto também declarou que isto não significa que um CBDC vá substituir o Real 100% de uma só vez, contudo a idéia é digitalizar o Real

“Nos estamos avançando nesse caminho de ter uma moeda digital , de ter um processo mais digital,isso não significa que vai substituir a moeda fisica 100% nesse momento, isso não significa que existe um intuito de fazer de uma forma diferente , só para câmbio ou só para um produto. Não. O intutito é ter uma moeda digital como um todo. É ter o Real digitalizado”, disse.

Assim, segundo ele, a emissão de um CBDC atende as novas demandas da economia.

“Porque a gente ve uma demanda que existe hoje atraves da criação de vária moedas de várias formas  de pagamento, por um sistema uqe seja mais digitaliado então nos entendemos  que devemos também caminhar neste sentido”, finalizou.

LEIA MAIS

Você pode gostar...