Os ICOs estão voltando? Pesquisa indica que sim
Uma das maiores inovações que as criptomoedas trouxeram foi a capacidade única de financiamento coletivo, processo conhecido como ICO. Após um longo período de baixa em 2018, os ICOs estão voltando conforme uma pesquisa da ICObench.
Certamente este tema provoca arrepios em governos, uma vez que são considerados investimentos que devem ser regulamentados. Além disso, investidores de águas passadas podem não ter boas lembranças, uma vez que muitos ICOs não foram para frente.
Relatório da ICObench afirma que ICOs estão voltando em 2019
Certamente o ano de 2019 não está favorável para as criptomoedas alternativas, principalmente pelo fato do Bitcoin ter se valorizado muito. Entretanto, no radar dos investidores os ICOs podem estar voltando para a arena.
Obviamente, a primeira vista pelo menos, você pode pensar que os vigaristas estão de volta. Certamente ao olhar para o passado uma análise simples como essa não estaria errada, visto que muitos ICOs deram errado.
Entretanto, o detalhe que é diferente na volta dos ICOs é justamente esse, visto que muitos investidores tiveram prejuízos enormes. Com a volta da modalidade de financiamento coletivo com criptomoedas, os investidores de 2019 com certeza são mais cautelosos.
Primeiro quadrimestre de 2019 foi mais fraco que final de 2018, entretanto, com melhor avaliação em relação à média geral.
Os ICOs que fizeram suas ofertas no fim de 2018 conseguiram levantar mais fundos do que no início de 2019. Entretanto, as notas atribuídas aos projetos pela ICObench tiveram leve melhora, mostrando que a qualidade tem sido considerada.
A empresa afirmou que no período, 88% dos ICOs que aconteceram utilizaram a rede Ethereum (ETH). Certamente isso mostra que a segunda maior rede em capitalização ainda está no jogo.
Além disso, cabe outro destaque na taxa de sucesso dos ICOs realizados em abril de 2019, em relação a março do mesmo ano. O mês de abril se saiu ainda melhor do que a média geral, indicando que os ICOs estão voltando ao radar.
Top 5 ICOs de Abril de 2019 levantaram mais de U$ 100 milhões
Certamente, com a melhora no quadro e com a possível volta dos ICOs, os investidores serão mais cautelosos. Entretanto, apenas em abril de 2019, as cinco maiores ofertas de tokens levantaram mais de U$ 100 milhões.
Isso com certeza mostra que o mercado de startups e fintechs ligadas às criptomoedas têm angariado fundos. Nesse sentido, a criptoeconomia vai se ajustando, com um novo modelo de financiamento mais eficiente e analisado com maior cautela.
Uma dúvida que fica ainda no ar, mesmo com melhoras nas avaliações, você estaria disposto a investir em ICOs? Deixe sua opinião nos comentários.
Saiba mais em Os ICOs estão voltando? Pesquisa indica que sim