Oráculos de blockchain pavimentam o caminho para a web3
Oráculos blockchain: Eles servem como a forma ideal para o desenvolvimento de contratos inteligentes e híbridos.
O crescimento contínuo do mercado de criptomoedas na última década ajudou a estimular o desenvolvimento de oráculos blockchain em grande estilo. Em seu sentido mais simples e básico, os oráculos podem ser considerados como entidades digitais vinculadas a blockchains em uma plataforma externa.
Ela permite que o primeiro utilize contratos inteligentes e execute comandos baseados em entradas e saídas recebidas de várias fontes do mundo real.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Para elaborar, os oráculos servem como a forma ideal para os sistemas Web 3.0 descentralizados, com o objetivo de obter o acesso a uma ampla gama de fluxos de dados, sistemas legados, etc, permitindo assim o desenvolvimento de “contratos inteligentes híbridos”.
Essas ofertas são capazes de combinar código on-chain e infraestrutura off-chain de modo a ajudar na criação de aplicativos descentralizados prontos para o futuro (dApps), que são capazes de responder a eventos do mundo real enquanto são totalmente interoperáveis com sistemas tradicionais.
Oráculos blockchain: Alguns exemplos
Considerando quantos tipos diferentes de recursos fora da cadeia existem hoje, uma série de oráculos blockchain estão agora disponíveis para os usuários. Alguns exemplos proeminentes incluem:
- Oráculos de entrada: Estes são de longe os tipos de oráculos mais usados em todo o cenário tecnológico global hoje. Eles são projetados para acumular dados de ambientes do mundo real (fora da cadeia) e fornecê-los para uma determinada rede. Uma das utilizações mais comuns desses oráculos são os “Preços ao vivo”.
- Oráculos de saída: Esses sistemas são projetados principalmente para permitir que contratos inteligentes enviem comandos fora da cadeia, permitindo a execução de transações de nicho. Os oráculos de saída são mais comumente usados por bancos descentralizados, bem como redes IoT.
- Oráculos cross-Chain: Como o nome parece fazer alusão, esses oráculos exclusivos são capazes de ler/escrever informações em várias blockchains diferentes, de modo que os dados de uma rede podem ser usados para desencadear certas ações dentro de outro sistema.
- Oráculos habilitados para computação: Embora não seja tão comum quanto suas contrapartes acima mencionadas, essa nova geração de oráculos são projetados para utilizar informações off-chain seguras, de modo a fornecer aos usuários serviços descentralizados que de outra forma seriam impraticáveis de alcançar.
Os casos de uso para oracles blockchain estão crescendo rapidamente
Devido à proposta financeira e tecnológica única apresentada pelos oracles blockchain, os desenvolvedores de contratos inteligentes têm continuamente feito uso dessas plataformas para chegarem a uma gama de aplicativos descentralizados que são capazes de operar em uma série de diferentes domínios. Alguns desses espaços incluem:
Finanças Descentralizadas
O sucesso do setor de finanças descentralizadas (DeFi) depende em grande parte de oráculos capazes de fornecer plataformas (operando dentro deste espaço) com dados financeiros em tempo real, especialmente informações relacionadas a vários ativos digitais e mercados orientados por especulação.
Por exemplo, os mercados monetários DeFi aproveitam o poder dos oráculos de preços para avaliar a capacidade de empréstimo de um indivíduo, bem como para ver se suas posições existentes estão subcoladas (e, portanto, sujeitas à liquidação).
NFTs + Jogos
Muitos oráculos são capazes de rastrear mudanças associadas a tokens não fungíveis (NFTs) dinâmicos que podem alterar suas características nativas dependendo de eventos externos, incluindo aumentos de temperatura/quedas, hora do dia, entre outros dados.
Sustentabilidade ambiental
Existem oráculos projetados para auxiliar contratos híbridos inteligentes com causas relacionadas à sustentabilidade ambiental, permitindo que eles promovam práticas verdes por meio de várias técnicas de verificação. Nesse sentido, certos oráculos são capazes de fornecer contratos inteligentes com dados ambientais que vão desde gravações de sensores, até imagens adquiridas de naves espaciais, até medições vivas de AQI (e tudo mais no meio).
Seguro
Os oráculos de entrada desempenham um papel importante na garantia de que os contratos inteligentes centrados em seguros sejam capazes de verificar a ocorrência de eventos segurados sempre que uma reivindicação monetária é iniciada por um indivíduo.
Utilidade empresarial mainstream
Graças ao uso de oráculos transversais, as empresas tradicionais têm a capacidade de retransmitir grandes volumes de dados entre seus sistemas backend e plataformas de blockchain externas.
O impacto dos oráculos na Web 3.0
Logo de cara, deve-se notar que os oráculos ajudaram a dar vida a muitas das filosofias centrais subjacentes à Web 3.0 (ou seja, transparência, descentralização, entre outras). Por exemplo, eles permitem que protocolos de Camada 1 — como Bitcoin, Ethereum, etc — acumulem uma ampla gama de informações de blockchains secundárias/externas, bem como bancos de dados off-chain.
Para elaborar, vamos dar um exemplo de onde um órgão regulador quer garantir a veracidade da identidade de alguém. Isso pode ser feito facilmente usando sistemas descentralizados, de tal forma que o regulador pode simplesmente empregar um oráculo para se comunicar com o banco de dados de driver protegido do estado relacionado e garantir que as informações fornecidas sejam precisas. De fato, uma vez verificada a identidade da pessoa, um contrato inteligente pode ser implantado para facilitar automaticamente certas ações sem a necessidade de qualquer intervenção humana.
Projetos proeminentes de oráculos blockchain que valem a pena conhecer
Chainlink
O Chainlink é descrito como uma rede descentralizada de nodes que é capaz de fornecer aos seus usuários uma variedade de dados em tempo real que são transmitidos de fontes fora da blockchain para contratos inteligentes on-blockchain por meio do uso de oracles. Tecnicamente falando, os contratos inteligentes do Chainlink são pré-especificados e capazes de não apenas avaliar dados ao vivo, mas também executar certas ações automaticamente como e quando as condições são atendidas.
LINK é o token cripto nativo do ecossistema Chainlink. Ele pode ser usado não só para pagar por uma ampla gama de serviços dentro da rede, mas também usado para outros fins externos. Por exemplo, eles podem ser usados para facilitar depósitos que foram iniciados por operadores (como e quando ordenados pelos criadores de contratos).
QED
O QED é basicamente um oráculo descentralizado capaz de conectar uma gama de redes blockchain, contratos inteligentes e fontes de dados externas entre si. O precursor do QED, DelphiOracle, alimenta moedas estáveis algorítmicas, mercados de predição, bem como outros dApps que operam no ecossistema EOSIO.
Como resultado de sua estrutura operacional altamente robusta e dinâmica, a QED é capaz de permitir que seu ecossistema oráculo utilize garantias externas como um vínculo em relação aos seus contratos inteligentes, mitigando assim muitos riscos sistêmicos que podem afetar potencialmente a plataforma a longo prazo (como os fracos desempenhos da rede).
API3
Do lado de fora olhando para dentro, a API3 pode ser considerada como um projeto colaborativo destinado a fornecer uma série de serviços de API para plataformas de contratos inteligentes de uma maneira que não só está enraizada na transparência (ou seja, é descentralizada), mas também requer um nível mínimo de confiança entre seus participantes.
Para elaborar, o projeto é regido por uma organização autônoma descentralizada (DAO) — também conhecida como API3 DAO — garantindo que todos os seus dados de codificação estão disponíveis para devs em formato de código aberto, mantendo um alto nível de transparência operacional.
Witnet
Assim como muitos dos projetos mencionados acima, a Witnet pode ser considerada como uma rede oracle descentralizada (DON), que foi projetada para conectar contratos inteligentes com fontes de dados do mundo real. Para elaborar, a plataforma permite que softwares de terceiros acumulem informações que foram publicadas por qualquer endereço web em qualquer momento específico — repleta de provas verificáveis da veracidade dos dados.
A Witnet possui um ecossistema blockchain bem desenvolvido, juntamente com um token cripto nativo que os mineradores podem ganhar “recuperando, atestando e fornecendo conteúdo web” aos clientes do sistema. Por fim, o WIT pode ser usado para pagar uma variedade de operações internas, como incentivar testemunhas para várias tarefas relacionadas ao Retrieve-Attest-Deliver (RAD).
O artigo Oráculos de blockchain pavimentam o caminho para a web3 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.