Oposição representa desafio constitucional à lei de Bitcoin de El Salvador

Um partido político em El Salvador entrou com uma ação alegando que a nova lei de Bitcoin do presidente Bukele poderia ser inconstitucional e prejudicial ao país.

Os grandes planos de El Salvador para promover a adoção do Bitcoin podem virar de cabeça para baixo se a lei Bitcoin do presidente Bukele for provada como inconstitucional nos tribunais do país.

Um grupo de cidadãos unindo forças com o partido político Farabundo Martí Frente de Libertação Nacional (FMLN) entrou com uma ação alegando que o programa de adoção de Bitcoin do presidente Bukele é inconstitucional.

O legislador da FMLN, Jaime Guevara, liderou a ação junto com os cidadãos, incluindo o requerente Óscar Artero, que caracterizou a lei de Bitcoin do país como “sem legalidade, fundamento, e não considerou a importância e os efeitos prejudiciais que tal lei causará ao país, ”De acordo com uma tradução aproximada do meio de comunicação local El Mundo.

Guevara afirmou que a denúncia vai testar os novos magistrados da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça.

A FMLN ficou em terceiro lugar na eleição legislativa de fevereiro, com quase 7% dos votos, enquanto as Novas Idéias de Bukele estabeleceram uma liderança dominante com dois terços dos votos. A Aliança Republicana Nacionalista em segundo lugar garantiu quase 8%.

O advogado salvadorenho Enrique Anaya comentou que a Casa Presidencial não foi clara sobre como implementar a Lei Bitcoin, que foi aprovada em 9 de junho, e suspeita que os legisladores possam ter iniciado o processo internamente.

Guevara afirmou que há “rumores generalizados” de que a lei Bitcoin avança a agenda do Presidente Nayib Bukele e seu Partido Novas Idéias (Idéias Nuevas) em detrimento do interesse público, declarando, descrevendo o processo como “simplesmente representando o povo”.

Uma pesquisa com 1.600 pessoas conduzida pela Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador entre 11 e 15 de junho indicou que mais de oito em cada dez salvadorenhos não concordariam em receber pagamentos e salários em Bitcoin. Em 16 de junho, o ministro do Trabalho e Bem-Estar Social de El Salvador, Rolando Castro, disse que o país ainda não está pronto para adotar o Bitcoin para pagamento de salários.

Relacionado: Banco Mundial recusa pedido de ajuda de El Salvador na transição da adoção do Bitcoin

O plano de adoção do Bitcoin já sofreu resistência do Banco Mundial, que se recusou a ajudar o país em sua transição, citando “as deficiências ambientais e de transparência” associadas ao ativo digital.

Conforme relatado por Cointelegraph, mesmo se a lei Bitcoin permanecer em vigor, ainda existem muitos obstáculos para a adoção predominante por uma nação inteira devido às suas limitações de escala.

No momento em que este artigo foi escrito, os preços do Bitcoin caíram 7% nas últimas 24 horas, para US$ 32.800.

LEIA MAIS

Você pode gostar...