“Operation Cryptosweep” resulta em 200 investigações relacionadas à criptos
A investigação da NASAA em projetos de investimento em criptos potencialmente fraudulentos resultou em mais de 200 investigações.
A Associação Norte-Americana de Administradores de Títulos e Valores Mobiliários (NASAA) anunciou hoje, 28 de agosto, que sua iniciativa em andamento “Operação Cryptosweep” resultou em mais de 200 investigações de ofertas iniciais de moeda (ICOs) e produtos de investimento relacionados a criptomoedas.
Reguladores estaduais e provinciais de valores mobiliários nos EUA e no Canadá lançaram sondagens em programas de investimento em cripto potencialmente fraudulentos como parte da Operação Cryptosweep da NASA, em maio. A iniciativa que visa a produtos de investimento em criptos suspeitos é, alegadamente, a maior investigação coordenada por funcionários estaduais e provinciais.
O presidente da NASAA e diretor da Comissão de Valores Mobiliários de Alabama, Joseph P. Borg, disse que, no decorrer de suas investigações, os reguladores encontraram inúmeras atividades relacionadas à criptomoedas que podem constituir uma violação das leis estaduais e provinciais de valores mobiliários. Tais violações incluem falha em registrar adequadamente um produto antes de oferecê-lo aos investidores. Borg disse:
“Embora nem todo investimento da OIC ou relacionado à criptomoeda seja uma fraude, é importante que indivíduos e empresas que vendem esses produtos estejam conscientes de que não estão fazendo isso no vácuo; leis estaduais e provinciais ou regulamentos podem ser aplicados, especialmente leis de valores mobiliários. Os patrocinadores desses produtos devem procurar o conselho de um consultor jurídico experiente para garantir que eles não entrem em conflito com a lei. Além disso, uma forte cultura de conformidade deve estar em vigor antes, e não depois, desses produtos serem comercializados para os investidores ”.
O anúncio afirma que, a fim de fornecer alguma medida de proteção para os investidores, qualquer projeto qualificado como um título deve ser registrado com as agências reguladoras apropriadas, ou solicitar uma isenção de registro.
A NASAA observa que mesmo os produtos registrados podem ser fraudulentos, portanto os investidores devem realizar suas próprias devidas diligências antes de investir em ICOs ou projetos relacionados a criptomoedas.
Desde o lançamento do projeto, em maio, os investigadores descobriram cerca de 30.000 nomes de domínios relacionados à criptos, a maioria dos quais foram registrados no ano passado, quando o preço do Bitcoin (BTC) atingiu seu recorde de US $ 20.000.
Supostamente, os golpes usavam endereços falsos, materiais de marketing chamativos e garantias de até quatro por cento de taxa de juros diária, sem informar os riscos potenciais dos investimentos em criptografia. De acordo com a atualização da “Operação Cryptosweep”, os órgãos reguladores emitiram 46 ações de fiscalização.