Opera é primeiro navegador a integrar extensão de domínio .crypto

O Opera agora permite que seus usuários acessem páginas da web descentralizadas por meio de uma parceria com Unstoppable Domains.

O Opera agora permite que os usuários acessem páginas da web descentralizadas por meio de uma parceria com a Unstoppable Domains, uma empresa de tecnologia apoiada pelo proeminente defensor do Bitcoin (BTC), Tim Draper.

A colaboração envolve a integração do Opera com a extensão de domínio .crypto da Unstoppable Domain, de acordo com um anúncio compartilhado com o Cointelegraph em 26 de março. Isso permitirá que os usuários naveguem em sites descentralizados, bem como façam pagamentos por criptomoeda.

Sem intermediários

Como o comunicado explica, os domínios blockchain são armazenados pelo proprietário, e não pelas empresas de registro, e os sites descentralizados são armazenados em redes ponto a ponto, não em serviços em nuvem. Isso torna possível realizar transações sem um intermediário, além de evitar a censura.

A Unstoppable Domains disse ao Cointelegraph que o desenvolvimento afetará a velocidade da conexão à Internet, pois, com o tempo, uma rede distribuída é mais robusta, tem muito mais tempo de atividade e reduz o risco de incidentes como ataques DDoS.

E os países com censura na Internet?

A Unstoppable Domains observa que, embora os domínios descentralizados possam ajudar as pessoas a evitar a censura do lado da publicação, eles pouco fazem para ajudar os espectadores em jurisdições que enfrentam problemas de censura e vigilância:

“Assim como na web atual, se os usuários enfrentam esses tipos de problemas, eles precisam usar VPNs ou uma ferramenta semelhante. Os sites descentralizados resolvem a capacidade de um usuário publicar – é no lado da publicação e não no lado da visualização. No momento, você não pode publicar usando um registrador de domínio tradicional se estiver em um local que esteja limitando a liberdade de expressão. Visto que, com as ferramentas descentralizadas do site, você pode. Portanto, trata-se da publicação e não da visualização.”

Navegadores baseados em blockchain se tornam populares

O desenvolvimento marca ostensivamente a primeira vez que um navegador convencional integra um domínio que não faz parte do sistema tradicional de nomes de domínio. Em outubro passado, o Opera também se tornou o primeiro grande navegador que permite efetuar pagamentos com Bitcoin (BTC) diretamente dentro do navegador.

Enquanto isso, a Unstoppable Domains lançou seu próprio navegador baseado em blockchain para simplificar o acesso à web descentralizada. Os sites são armazenados na carteira de um usuário, enquanto o conteúdo é armazenado no InterPlanetary File System ou em outras redes de armazenamento descentralizadas.

Você pode gostar...