OpenSea: volume de trading de NFTs atinge mínima de três anos
O mercado de tokens não fungíveis (NFT) OpenSea enfrenta um desafio significativo com seu volume diário de trading em NFTs em Ethereum (ETH).
Esse volume caiu para seu ponto mais baixo desde maio de 2021, com números oscilando em torno de 600 ETH por dia.
Volume de NFT do OpenSea atinge mínima de maio de 2021
A OpenSea atingiu o recorde de menor volume mensal de vendas desde o aumento inicial do mercado de alta de NFTs. Uma análise da Dune Analytics, por exemplo, mostra que as vendas de NFT da OpenSea em abril terminaram em apenas US$ 97 milhões.
“O volume caiu 99.1% em relação ao pico de maio de 2022, quando o SO estava fazendo 66,000 ETH de volume por dia”, disse NFTstats.eth.
O declínio nas vendas da OpenSea contrasta com a rápida ascensão da Blur no mercado NFT. Como novo participante, a Blur aumentou sua participação no mercado durante o mesmo período. Ao mesmo tempo em que a OpenSea se esforça, a Blur conquistou 78,7% de todas as transações de NFT na última semana. Isso deixou a OpenSea com apenas 21,3% do volume do mercado.
Leia mais: Bitcoin e mais 3 criptomoedas que podem atingir novos recordes em maio
A base de usuários da OpenSea também está em queda, o que afeta diretamente seus volumes de transações. Em abril de 2024, o número de usuários ativos caiu para 74.113. Isto representa uma redução de 8,19% em relação aos 80.727 usuários ativos de março.
Essa redução nos participantes ativos, portanto, levou a uma diminuição significativa nos volumes de transações, com apenas 110.000 NFTs negociados nos últimos 25 dias, marcando o menor total mensal desde junho de 2021.
Mercado reage à baixa
Em uma tentativa de recuperar o domínio do mercado, a OpenSea reduziu suas taxas de transação a zero em abril. Enquanto isso, depois de um airdrop agressivo de 12% de tokens BLUR para traders no dia 14 de fevereiro, a Blur detém mais de 70% do volume diário de trading de NFTs de Ethereum.
Conforme observou um analista da Dune Analytics, a mudança na dinâmica do mercado se deve, em parte, ao fato de a Blur oferecer melhores condições de liquidez, muitas vezes com preços mínimos mais baixos e preços de oferta mais altos. A promessa da Blur de outro airdrops de 10% de seu fornecimento de tokens, com o objetivo de recompensar a fidelidade do usuário, fortaleceu essa vantagem competitiva.
Enquanto a OpenSea se esforça para se reerguer, a batalha contínua com a Blur ressalta a importância de estratégias inovadoras e incentivos ao usuário no espaço NFT altamente competitivo e em rápida evolução.
O artigo OpenSea: volume de trading de NFTs atinge mínima de três anos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.