OpenAI busca dissipar tensões internas após a saída de Altman, aponta reportagem

Os executivos da OpenAI têm tentado resolver disputas com os funcionários e estão em “discussões intensas” sobre como seguir em frente após a saída abrupta do ex-CEO Sam Altman.

Executivos da OpenAI estão tentando suavizar o conflito interno após a demissão abrupta do ex-CEO e cofundador Sam Altman e outros, por meio de “discussões intensas”, segundo uma reportagem da Bloomberg.

Um memorando interno da vice-presidente de assuntos globais da OpenAI, Anna Makanju, visto em 20 de novembro pela Bloomberg, disse que a alta administração está tentando unificar a equipe, atualmente em turbulência devido aos eventos recentes.

“Podemos garantir que nosso objetivo número um permanece reunificar a OpenAI e as discussões estão em andamento ativamente.”

Makanju disse que a OpenAI está se comunicando com o futuro CEO Emmett Shear — ex-CEO da Twitch anunciado como substituto de Altman em 20 de novembro — a diretoria e o próprio Altman.

“Mas eles não estão prontos para nos dar uma resposta final esta noite,” ela disse. De acordo com a reportagem, Makanju observou que as discussões continuarão na terça-feira e tentou assegurar aos funcionários que “temos um plano em que estamos trabalhando.”

Isso ocorre em meio a tensões elevadas após a saída de Altman, com ameaças da maior parte da equipe de que iriam se demitir se o conselho atual não renunciar e reintegrar Altman e o cofundador Greg Brockman, que também deixou o cargo após a demissão de Altman.

Um membro do conselho, Ilya Sutskever, foi ao X (antigo Twitter) e postou que se arrepende de ter participado da decisão que levou à demissão de Altman, ao que Altman respondeu com um emoji de “coração”.

Apesar de tudo que aconteceu, Altman tem sido ativo nas redes sociais, dizendo que a equipe tem feito um “trabalho incrível durante isso” e comentando que eles “todos vão trabalhar juntos de alguma maneira” com mais “unidade, comprometimento e foco do que nunca.”

Enquanto isso, apenas três dias após a notícia da demissão, Altman e Brockman foram contratados pela Microsoft, uma das principais acionistas da OpenAI, para se juntarem à sua equipe. Satya Nadella, CEO da Microsoft, disse que os dois se juntarão à empresa para liderar uma nova “equipe de pesquisa avançada de IA” e disse que a empresa permanece comprometida com sua parceria com a OpenAI.

Após a Microsoft anunciar essa notícia, Altman disse que sua prioridade e a de Nadella é que a OpenAI continue a “prosperar” e que estão comprometidos com a continuidade das operações, parcerias e relações com os clientes.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...