Criador do ChatGPT, OpenAI, examina a produção interna de chips de IA, aponta reportagem

A OpenAI supostamente considerou uma empresa fabricante de chips como alvo de aquisição para que pudesse produzir seus próprios chips de IA.

A OpenAI, a empresa por trás do chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT, está explorando a possibilidade de fabricar chips de processamento internamente em meio à escassez global de hardware caro e difícil de produzir.

Uma reportagem da Reuters em 5 de outubro, citando pessoas familiarizadas com o assunto, afirmou que a OpenAI até avaliou uma empresa não divulgada como um possível alvo para aquisição para ajudar em suas ambições de fabricação de chips de IA.

A empresa ainda não decidiu se avançará com a aquisição. A OpenAI também está discutindo internamente várias outras opções para lidar com a atual escassez de chips.

Além de construir seus próprios chips, as opções incluem trabalhar mais de perto com seu fornecedor de chips primário atual, a Nvidia, e diversificar os fornecedores de chips além de seus atuais provedores.

No início deste ano, o fundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, reclamou para um grupo de desenvolvedores de IA que a escassez de chips estava atrasando o progresso de sua empresa, de acordo com um post agora excluído escrito por Raza Habib, CEO da empresa de IA Humanloop.

“Um tema comum que surgiu ao longo da discussão foi que atualmente a OpenAI está extremamente limitada por GPU e isso está atrasando muitos de seus planos de curto prazo”, escreveu Habib.

Se a OpenAI seguir em frente com o plano relatado de fabricar seus próprios chips, ela se juntará a um pequeno grupo de gigantes da indústria de tecnologia, incluindo Google e Amazon, que trouxeram a produção de chips para dentro de casa.

Desde o lançamento público do ChatGPT em novembro do ano passado, a demanda por chips de IA especializados disparou.

A onda subsequente de demanda fez com que o preço das ações da Nvidia disparasse, já que empresas que buscam construir aplicativos de IA lutam para adquirir o caro hardware de computação.

A OpenAI não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Cointelegraph.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...