A crise da OpenAI aumenta à medida que mais funcionários se demitem após a remoção do CEO: Relatório

Pelo menos três pesquisadores seniores deixaram a OpenAI desde que Sam Altman foi destituído do cargo de CEO da empresa em 17 de novembro.

A turbulência na OpenAI continua a aumentar depois que seu fundador, Sam Altman, foi deposto abruptamente em 17 de novembro, com três pesquisadores seniores supostamente deixando a empresa de inteligência artificial (IA).

O conselho de administração da OpenAI anunciou a remoção de Altman do cargo de CEO em uma postagem no blog, alegando que ele “não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. De acordo com a postagem, a diretora de tecnologia Mira Murati é agora a CEO interina.

A decisão desencadeou uma onda de demissões na empresa desde então. O cofundador e presidente da OpenAI, Greg Brockman, anunciou sua saída horas depois . Membros seniores da OpenAI também renunciaram, incluindo Jakub Pachocki, diretor de pesquisa; Aleksander Madry, chefe de preparação; e Szymon Sidor, pesquisador sênior.

Pelo menos um funcionário foi demitido com Altman. Alex Cohen, responsável pela preparação de apresentações para o conselho de administração da OpenAI, também perdeu o emprego.

“Ninguém me disse por que fui demitido, mas Sam me mandou uma mensagem de “wtf” e a próxima coisa que sei é que meu Slack e Gmail foram desativados”, disse Cohen no X (antigo Twitter), prevendo que mais funcionários da OpenAI se demitirão nos próximos dias. :

“Aposto que 40% dos funcionários da OpenAI estão atualmente procurando novas funções. Sam e Greg foram um grande motivo para as pessoas ingressarem na empresa e, sem eles, não sei por que permaneceriam.”

Acredita-se que a decisão da OpenAI de remover Altman resultou de desentendimentos com Ilya Sutskever, cofundador e cientista-chefe da startup, particularmente em relação a novas arrecadações de fundos e desenvolvimento de IA.

Os próximos passos de Altman não são claros após os desenvolvimentos recentes. Ele é o fundador da Tools for Humanity – o desenvolvedor do projeto criptográfico Worldcoin – e foi abordado sobre a adesão a novos projetos. O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, convidou Altman para se juntar ao modelo descentralizado de grande linguagem do ecossistema.

Revista:  Os DAOs são exagerados e impraticáveis? Lições da linha de frente

Você pode gostar...