CEO da OpenAI destaca setor de chips sul-coreano para crescimento e investimento em IA
Sam Altman confirmou as discussões em andamento com empresas de fabricação de chips como a Samsung Electronics e expressou sua vontade de aprofundar o diálogo.
Sam Altman, CEO da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, reuniu-se com o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em 9 de junho e incentivou a Coreia do Sul a desempenhar um papel de liderança na fabricação dos chips necessários para a tecnologia de inteligência artificial (IA ). Altman também manifestou interesse em investir em startups coreanas e em colaborar com fabricantes de chips maiores, como a Samsung Electronics.
De acordo com a mídia local, o CEO sugeriu que a Coreia do Sul deveria se concentrar em chips – já que semicondutores de sistema e chips de memória são necessários para IA – e reduzir as regulamentações corporativas para promover projetos de IA e trabalhar para estabelecer padrões internacionais.
Altman, que recentemente embarcou em uma jornada pela Europa para se envolver com formuladores de políticas e líderes para discutir o potencial e os desafios da IA, agora estendeu suas viagens para incluir Israel, Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Índia e Coreia do Sul.
Durante uma conferência em Seul, Altman expressou sua intenção de expandir o investimento em startups coreanas, afirmando: “Estamos explorando ativamente caminhos para aumentar nosso investimento em startups coreanas”.
Quando questionado sobre possíveis colaborações com fabricantes de chips coreanos, como Samsung Electronics e SK Hynix, Altman confirmou as discussões em andamento e expressou sua vontade de se envolver mais no diálogo. De acordo com o Nikkei Asia, a coreana Samsung Electronics responde por mais de 40% do setor dinâmico de chips de memória de acesso aleatório.
Altman explicou que a IA depende da transferência de grandes volumes de dados, levando a um aumento na demanda por chips de memória. Ele mencionou ainda que a OpenAI atualmente utiliza chips de Taiwan, mas acrescentou que haverá necessidade de fornecimento de chips da Coréia no futuro.
O rápido avanço e a ampla adoção da IA generativa – após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI com o suporte da Microsoft – está levando os legisladores de todo o mundo a criar regulamentos que abordem as implicações de segurança associadas à tecnologia.
A União Europeia está avançando com seu projeto de Lei de Inteligência Artificial, que deve ser promulgado este ano, enquanto legisladores nos Estados Unidos propuseram dois novos projetos de lei bipartidários voltados para questões de transparência e inovação em IA.
Altman expressou sua admiração pela forma como os coreanos adotaram e experimentaram o ChatGPT após seu lançamento, afirmando que a Coréia estava entre os primeiros a adotar o serviço e exibiu notável criatividade em seu uso.
O CEO compartilhou que a OpenAI está ativamente envolvida no processo de estabelecimento de um escritório no Japão. Além disso, ele disse que consideraria abrir mais escritórios em todo o mundo como parte de planos futuros.