OpenAI interrompe novas inscrições no ChatGPT Plus em meio à alta demanda

Segundo o CEO da empresa, novas inscrições foram pausadas porque a plataforma excedeu sua capacidade, afetando a qualidade da experiência dos usuários.

A OpenAI, empresa por trás do popular chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT, anunciou em 15 de novembro que suspendeu novos cadastros para a versão premium da ferramenta de IA, o ChatGPT Plus, devido a um grande aumento no uso após o DevDay.

O CEO da empresa, Sam Altman, fez o anúncio por meio de uma postagem no X (anteriormente Twitter) na quarta-feira, 15 de novembro. De acordo com Altman, novos cadastros estão pausados porque a plataforma excedeu sua capacidade, afetando a qualidade da experiência dos usuários. Atman disse que o ChatGPT Plus teve um aumento no uso desde o DevDay da OpenAI, onde anunciou algumas novas interfaces de programação de aplicativos (APIs) há cerca de uma semana.

O CEO disse que, embora novos registros estejam temporariamente suspensos, os usuários ainda podem selecionar dentro do aplicativo para serem notificados quando as assinaturas reabrirem. A decisão de pausar novos cadastros no ChatGPT segue uma semana em que os serviços da OpenAI — incluindo ChatGPT e sua API — experimentaram uma série de interrupções relacionadas à alta demanda e ataques distribuídos de negação de serviço.

A pausa deve significar que desenvolvedores construindo transformadores pré-treinados generativos (GPTs) e usando a API encontrem menos problemas (como ser incapazes de salvar rascunhos GPT). Mas também pode significar uma diminuição temporária em novos usuários de GPTs, já que eles estão disponíveis apenas para assinantes do Plus.

Após a introdução dos GPTs, desenvolvedores e empresas criaram GPTs para vários propósitos, como para design gráfico no Canva. Os profissionais de marketing de busca já inscritos no ChatGPT Plus podem experimentar GPTs para avaliação de conteúdo útil e aprendizado de SEO.

O ChatGPT é um dos chatbots de IA mais populares, com mais de 180 milhões de usuários, de acordo com dados da SimilarWeb citados pela Reuters. Mas enfrenta uma crescente concorrência do Bard do Google e do Claude 2 da Anthropic. Em 5 de novembro, Elon Musk anunciou que criou seu próprio programa de chat de IA, “Grok”.

A OpenAI tem expandido recentemente seu escopo após se associar à startup Humane para lançar um dispositivo físico de IA, o Ai Pin, que é um assistente virtual de IA vestível.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...