Um milhão de ingressos da UEFA serão disponibilizados via blockchain em 2020

Os fãs de futebol na Europa se unirão às primeiras pessoas que adotam a blockchain graças a uma nova iniciativa da UEFA.

Os fãs de futebol na Europa se juntarão aos primeiros adeptos da blockchain graças a uma nova iniciativa da Union of European Football Associations (UEFA).

De acordo com um anúncio de 17 de fevereiro, a UEFA distribuirá mais de um milhão de ingressos de jogos de futebol por meio de um aplicativo móvel habilitado para blockchain. A organização alega que este novo sistema tornará a “entrada no estádio suave, segura e protegida”.

A nova solução móvel baseada em blockchain visa impedir a duplicação e replicação de ingressos por “códigos QR sendo ativados apenas pelo Bluetooth quando os fãs estiverem próximos do estádio”. O aplicativo estará disponível para download no final de maio para dispositivos Android e iOS.

Os ingressos serão entregues o mais tardar sete dias antes da partida e “a UEFA espera entregar mais de um milhão de ingressos móveis para os fãs em todas as 51 partidas”. A UEFA decidiu adotar esse sistema na tentativa de facilitar a distribuição de ingressos para o que se espera ser a taça da UEFA mais requisitada de todos os tempos.

A UEFA também afirmou que a emissão de bilhetes digitais ajudará a reduzir o consumo de papel e será mais conveniente para os fãs de futebol:

“Os torcedores que comprarem ingressos ‘Follow my team’ receberão seus ingressos para celular apenas quando a equipe se qualificar para uma partida específica. A capacidade de entregar tíquetes móveis para os torcedores perto do jogo diminuirá consideravelmente a jornada dos torcedores, pois os torcedores não serão mais obrigados a visitar os pontos de coleta de ingressos para trocar vouchers.”

A iniciativa baseia-se na implantação bem sucedida do sistema de ingressos móveis em agosto de 2018 para a partida de futebol da Supertaça, entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid, realizada em Tallinn, Estônia.

 

Blockchain é o ingresso

Muitos clubes esportivos e organizadores de eventos estão recorrendo ao blockchain para emissão de bilhetes, pois a tecnologia promete ser uma maneira altamente eficaz de evitar falsificações e garantir a conveniência.

Como o Cointelegraph relatou em dezembro de 2019, o vice-presidente de produtos blockchain da Ticketmaster, Sandy Khaund, disse que a tecnologia pode impedir o surgimento de mercados secundários de ingressos e garantir que “os ingressos terminem nas mãos certas”.

O CEO e fundador da EventChain, Ashton Addison, disse ao Cointelegraph:

“O objetivo de implementar a blockchain na indústria dos ingressos é trazer de volta a equidade aos artistas, organizadores de eventos e fãs. Por exemplo, um grande problema enfrentado pelo setor são os bilhetes falsificados. A blockchain pode impedir isso, permitindo que os participantes verifiquem a autenticidade de seus tickets. Isso também transforma os ingressos em ativos digitais escassos, que não podem ser vendidos em dobro.”

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