Olimpíadas de Paris: tudo o que você precisa saber
Falta menos de um mês para as Olimpíadas de Paris-2024. As competições começam oficialmente no dia 26 de julho e se encerram no dia 11 de agosto. A previsão do Comitê Olímpico Internacional é que 1,5 bilhão de pessoas acompanhem o evento em todo o mundo.
Pela primeira vez uma cerimônia de abertura não será feita em um estádio fechado, mas ao ar livre às margens do Rio Sena. São esperadas 326 mil pessoas para acompanhar a festa que vai celebrar a história e a cultura da França e promover um desfile de barcos com membros das delegações com 10,5 mil atletas inscritos para disputar os Jogos Olímpicos.
LEIA MAIS: Um atleta pode disputar as Olimpíadas e as Paralimpíadas?
Os 104 mil espectadores que compraram ingresso, que custam ao menos € 2.700, poderão ver a cerimônia de abertura do cais inferior, bem pertinho dos barcos e das outras atrações previstas.
Como vai funcionar o evento? Onde assistir aos jogos? Quais modalidades serão transmitidas? Confira abaixo um resumo de tudo o que você precisa saber:
Datas
As Olimpíadas de Paris-2024 começam no dia 26 de julho às 19h30 (horário local, 14h30 no horário de Brasília). A cerimônia deve durar 3h30 e o encerramento está previsto para às 23h (horário local, 18h em Brasília).
A disputa de alguns esportes, entretanto, iniciam antes da cerimônia de abertura. Os torneios de futebol e rugby sevens começam com jogos no dia 24 de julho. No dia 25, começam as disputas no handebol e tiro com arco.
Serão 19 dias de evento, com o encerramento marcado para 11 de agosto, no Stade de France, em Saint-Denis.
O evento conta com a participação de 10.500 atletas. Pela primeira vez na história o número de atletas mulheres se equipara ao número de atletas homens: 5.250 de cada gênero.
Como será a abertura?
Os 140 barcos com as delegações vão partir da Pont d’Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, e percorrer as duas ilhas no centro de Paris, Île Saint Louis e a Île de la Cité, até a Pont d’Iena.
Em um trajeto de seis quilômetros, o desfile passará por lugares importantes como La Concorde, Esplanada Invalides, Museu d’Orsay e Grand Palais, além da passagem em frente à Catedral de Notre Dame, que será homenageada em sua reabertura cinco anos após o incêndio ocorrido em 15 de abril de 2019 que destruiu boa parte de sua estrutura. O encerramento da cerimônia será no Trocadéro, em frente à Torre Eiffel.
Quais são as modalidades?
- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Basquete 3×3
- Boxe
- Breaking
- Canoagem de velocidade
- Canoagem slalom
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo BMX Racing
- Ciclismo de estrada
- Ciclismo de pista
- Ciclismo mountain bike
- Escalada
- Esgrima
- Futebol
- Ginástica artística
- Ginástica de trampolim
- Ginástica rítmica
- Golfe
- Handebol
- Hipismo
- Hóquei sobre grama
- Judô
- Levantamento de peso
- Luta
- Maratona aquática
- Nado artístico
- Natação
- Pentatlo moderno
- Polo aquático
- Remo
- Rugby sevens
- Saltos ornamentais
- Skate
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei
- Vôlei de praia
LEIA MAIS: 10 eventos das Olimpíadas de Paris-2024 para acompanhar in loco e de graça
Olimpíadas 2024: Quantos litros de água tem uma piscina olímpica?
Onde assistir?
No Brasil, será possível assistir às competições pela TV aberta, TV por assinatura ou por streaming. Nos dois primeiros casos, os direitos de transmissão foram adquiridos pelo Grupo Globo. Serão 200 horas de transmissão na TV Globo, mais quatro canais dedicados no Sportv, além de 40 sinais extras no Globoplay.
Cerca de 100 comentaristas – o que inclui ex-atletas olímpicos – participarão da transmissão. O estúdio da Globo no Rio de Janeiro terá como cenário uma Paris recriada digitalmente via inteligência artificial e realidade aumentada
Veja como assistir:
- TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições;
- TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades;
- Streaming: Globoplay e Cazé TV;
- Youtube: Cazé TV, em parceria com a LiveMode, com conteúdos exclusivos e transmissão das competições ao vivo.
Também será possível acompanhar conteúdos específicos produzidos pelos canais oficiais dos Jogos Olímpicos e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).