Olimpíadas 2024: Quais são os atletas brasileiros mais patrocinados?

Olimpíadas 2024: Quais são os atletas brasileiros mais patrocinados?

laborado pelo Ibope Repucom levantou quais são os atletas olímpicos do Brasil mais procurados pelas marcas. Foram encontrados 196 patrocínios e 132 marcas diferentes para os 30 atletas analisados. Os três atletas com o maior número de empresas patrocinadoras são o surfista Felipe Toledo, a skatista Rayssa Leal e a nadadora Ana Marcela Cunha

Danilo Amâncio, coordenador de marketing da Ibope Repucom, destaca que mais de 60% dos brasileiros conectados confiam e gostam das marcas envolvidas em patrocínio esportivo, e 63% estão dispostos a experimentarem produtos e serviços de empresas que patrocinam equipes e atletas.

“Além de se associarem à imagem e conquistas dos atletas, as marcas patrocinadoras desempenham um papel fundamental no apoio durante o ciclo olímpico, oferecendo suporte financeiro e recursos para o avanço técnico e estrutural dos atletas, amplificando sua visibilidade antes, durante e depois das competições”, analisa Amâncio.

LEIA MAIS:

Quais são os atletas brasileiros com mais seguidores nas redes sociais?

Quanto ganham os jogadores do Dream Team de basquete dos EUA?

Os 10 atletas brasileiros com mais marcas de patrocínio

Atleta Esporte Patrocínios Marcas
Filipe Toledo Surfe 16 Banco do Brasil, Oakley, Corona, JBL, Hurley, Monster, Beyond, EcoBoard FT77, Cariuma, FCS, Fu-Wax, LZ Academy, Pasokin, Stance, Let’sPoke, Shape Eye e TubaSurf
Rayssa Leal Skate 13 Louis Vitton, Samsung, Banco do Brasil, Nike, Vivo, Nescau, Monster, Lego, Docile, Odonto Company, April, Independent e Bones
Ana Marcela Cunha Natação 13 Petrobras, Vivo, XP Investimentos, Medley, JBL, Allians, Speedo, Riachuelo, Ajinomoto, NeoEnergia, UniSanta, Dux Nutrition e Remaza
Gabriel Medina Surfe 12 Vivo, Oakley, Corona, JBL, Monster, Rip Curl, Blaze, OX Men, Integralmedica, Undo for Tomorrow, Mini Kalzone e Cabianca
Rebeca Andrade Ginástica 12 Volvo, Panasonic, Adidas, Medley, Nivea, Parmalat, Riachuelo, Vult, Invisalign, Docile, Hemmer e Sankhya
Bia Haddad Maia Tênis 11 Itaú, Chevrolet, Tyffany & Co., Asics, Wilson, Stella Artois, Bauducco, Engie, Prudential, SMZTO e Adcos
Augusto Akio Skate 10 Banco do Brasil, Petrobras, China in Box, Evoke, Hocks, Layback Park, Lowpressure, Privê, Mundi, Green Box
Isaquias Queiroz Canoagem 8 Banco do Brasil, Petrobras, Adidas, Oakley, Parmalat, Praticagem do Brasil, Nelo Kayaks e Braca-Sport
Marcus D’Almeida Tiro com arco 7 Petrobras, Beiter, Axcel Archery, Max Recovery WiaWis, Nude e Easton
Pedro Barros Skate 7 Ford, Vans, Givenchy, Red Bull, Evoke, Layback e Privê
Fonte: Ibope Reducom

Os 5 esportes com mais patrocínios

Os cinco esportes com mais patrocínios, de acordo com o estudo, são o surfe, com 34 marcas; skate, com 30 patrocínios; o vôlei, com 24; a ginástica artística, com 22; e a natação, com 19. 

Surfe Skate Vôlei Ginástica  Natação
34 patrocínios 30 patrocínios 24 patrocínios 22 patrocínios 19 patrocínios
17% 15% 12% 11% 10%
3 atletas 3 atletas 3 atletas 4 atletas 2 atletas
Fonte: Ibope Repucom

Os 10 setores que mais patrocinam

Entre os setores que mais buscam estampar suas marcas nos esportistas olímpicos do Brasil estão moda, financeiro, equipamentos esportivos, alimentação e petróleo. Juntos, totalizaram 97 marcas, ou 47% do total. Moda e vestuário tem 27 patrocínios de 17 marcas para 22 dos 30 atletas analisados no estudo. O setor financeiro conta com 18 patrocínios de 10 marcas para 14 atletas. E o de equipamentos esportivos apoia 10 atletas com 18 patrocínios.

  • Moda e vestuário: 27 patrocínios
  • Financeiro: 18 patrocínios
  • Equipamentos esportivos: 18 patrocínios
  • Alimentação: 16 patrocínios
  • Petróleo: 13 patrocínios
  • Saúde: 12 patrocínios
  • Bens de consumo: 10 patrocínios
  • Bebidas não alcoólicas: 9 patrocínios
  • Higiene pessoal e beleza: 8 patrocínios
  • Suplementos: 8 patrocínios

Fonte: Ibope Repucom

Você pode gostar...