OKEx quer fundar organização auto-regulada de compliance de exchanges
Uma organização auto-regulada de exchanges cripto está sendo criada pelo OKEx de troca de criptografia em colaboração com outros participantes do mercado.
A exchange OKEx anunciou, em um comunicado de imprensa enviado ao Cointelegraph em 3 de outubro, a criação de uma Organização Auto-regulada (self-regulated organization – SRO) com o objetivo de padronizar práticas e políticas de conformidade de exchanges cripto.
Uma organização global auto-regulada de exchanges cripto
Segundo o comunicado, a OKEx já está se reunindo com outras exchanges participantes e no mercado para formar o a planejada SRO. A organização deve ser semelhante à Federação Mundial de Bolsas de Valores, a FINRA dos Estados Unidos e ao Fórum Econômico Mundial. A OKEx fez o anúncio durante o primeiro dia da DELTA Summit em Malta.
As exchanges membros da iniciativa devem colaborar para definir e cumprir com os padrões que promovem a adoção de ativos digitais, capacitação governamental e reguladores, além de desenvolver métricas e critérios para negociação, listagens e relatórios. O chefe de operações da OKEx, Andy Cheung, comentou a iniciativa:
“As criptomoedas são globais e descentralizadas, e o setor permanece incipiente; portanto, a regulação por jurisdição não é suficiente. […] A única maneira das exchanges crescerem e produzirem impacto é unindo-s, desenvolvendo práticas e políticas que definirão um padrão global e se adaptarão às estruturas regulatórias regionais. ”
Exchanges devem colaborar com os governos
O anúncio diz que as exchanges devem “esclarecer suas práticas e procedimentos operacionais para melhor cooperar com os governos e incentivar a inovação neste setor”. O chefe de Estratégia Internacional e Inovação da OKEx, Enzo Villani, disse que a empresa já está em negociações com outras plataformas de negociação:
“Estamos discutindo com outras exchanges e participantes do mercado para se juntar a nós na formalização de um SRO global”.
Em uma entrevista exclusiva ao Cointelegraph, Villani também disse que, enquanto estão competindo, as exchanges deveriam lutar para encontrar um campo igual e justo para competir. Ele também explicou que a conformidade é difícil no setor da maneira como está:
“Você terá uma matriz competitiva – estará lá o tempo todo – você competirá no preço, na velocidade, nas listas, mas precisará de uma sandbox onde todos possam jogar . Felizmente, já temos uma sandbox configurada. O que é lamentável é que estamos tentando passar de regulador para regulador, em vez de dizer que vamos definir algumas regras de alto nível que se encaixam em todos esses regulamentos em algum nível. ”
Como o Cointelegraph noticiou em fevereiro, o comissário da Comissão de Câmbio, Commodities e Futuros dos Estados Unidos, Brian Quintenz, sugeriu que os participantes do setor de criptomoedas criem uma estrutura de autorregulação.