OKEx critica novas alegações de wash trading, dizendo que são ‘imprecisas e enganosas’

A exchange de criptomoedas OKEx refutou novas alegações de práticas manipulativas, como o wash trading, em sua plataforma.

A exchange de criptomoedas OKEx refutou novas alegações de práticas manipulativas, como o wash trading, em sua plataforma.

Em um comunicado compartilhado com o Cointelegraph em 23 de setembro, a exchange informou que as alegações de wash trading feitas em um relatório recente do Blockchain Transparency Institute (BTI) eram “imprecisas e enganosas”.

“Comparação de uma maçã com uma laranja”

Conforme relatado, o BTI publicou seu último relatório em 19 de setembro, no qual afirmava ter identificado o que considera serem as exchanges mais limpas do setor, bem como aquelas com a suposta maior prevalência de manipulação de mercado.

O wash trading refere-se a uma prática pela qual as ordens de compra e venda são simultaneamente colocadas no mesmo ativo para inflar artificialmente os volumes de negociação, dando a impressão de que o ativo tem mais demanda do que realmente possui. A prática é ilegal em plataformas de câmbio regulamentadas.

A OKEx – juntamente com a Bibox – foi destacada pela BTI como uma das plataformas com supostamente os mais altos níveis de wash trading em sua plataforma.

A exchange negou essa afirmação, argumentando que “a metodologia de pesquisa do BTI não é transparente e eles não fornecem dados para fazer backup de suas reivindicações”.

A OKEx prossegue, argumentando que, dada a sua natureza como plataforma de criptoderivativos, os padrões característicos de negociações – de “fundos de cobertura, traders proprietários e empresas de negociação de alta frequência” – seguem um padrão diferente para locais únicos:

“Devido à complexidade da negociação de instrumentos derivativos, milhares de operações poderiam ser realizadas por dia por um único usuário, através de máquinas colocadas. Tentar usar parâmetros orientados para o varejo, como tráfego de sites/dispositivos móveis, em qualquer pesquisa é de fato uma comparação entre uma maçã e uma laranja.”

“Comprometido com a vigilância”

Além de acusar o BTI de não ter abrangência em suas análises e de usar metodologias inadequadas para examinar os volumes relatados pelas exchanges, a OKEx também usou a declaração para enfatizar seu aparente compromisso na mitigação dos riscos de manipulação de mercado em seu site:

“Temos uma equipe de vigilância comercial trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para monitorar os negócios na OKEx. Qualquer manipulação suspeita de mercado, como autonegociação, alertará nosso sistema, os usuários envolvidos terão suas contas suspensas ou encerradas imediatamente. Temos também uma parceria com empresas AML e atualizamos constantemente nosso sistema KYC para garantir que nosso mercado seja saudável.”

A OKEx acrescentou que ingressou recentemente na Aliança de Responsabilidade e Transparência de Dados, liderada pela CoinMarketCap, que foi estabelecida em uma tentativa de melhorar a qualidade dos volumes relatados após uma série de relatórios bombásticos revelar a aparente prevalência de práticas comerciais manipulativas no setor.

Você pode gostar...