Plataforma de comércio de petróleo blockchain VAKT é lançada com a Shell e a BP como primeiros usuários
A tecnologia Quorum do JPMorgan constitui a espinha dorsal da mais recente solução blockchain para os principais jogadores da indústria petrolífera como a Shell, a BP e outros.
A plataforma de gerenciamento pós-negociação VAKT lançou sua ferramenta de processamento baseada em blockchain para um grupo inicial de clientes da indústria de petróleo bruto, informa um comunicado de imprensa em 29 de novembro.
A VAKT, que usa a tecnologia blockchain do Quorum da JPMorgan para rodar, foi lançado para os participantes do BFOET. O comunicado de imprensa relata que os gigantes da energia BP, Equinor, Shell, Gunvor e Mercuria estão participando como os primeiros usuários da plataforma.
As empresas usarão a ferramenta blockchain em conjunto com seus sistemas existentes, a VAKT planejando um lançamento maior em janeiro do próximo ano. No futuro, a empresa pretende expandir do petróleo para “todas as commodities energéticas comercializadas fisicamente”.
“Estamos impressionados com a força da resposta ao conceito da VAKT. O lançamento em nosso primeiro mercado com esses primeiros usuários de alto calibre é um momento de transformação para nós e para a indústria ”, comentou o CEO John Jimenez:
“Mas é apenas o começo: o sucesso de uma solução blockchain depende da adoção generalizada e estamos ansiosos para ver o ecossistema crescer”.
“A colaboração com nossos colegas e alguns dos principais participantes do setor é a melhor maneira de combinar experiência no mercado e atingir a escala necessária para lançar uma plataforma de transação digital que possa transformar a forma como fazemos negócios”, disse o vice-presidente executivo de comércio e suprimentos da Shell. Andrew Smith continuou:
“Em última análise, o objetivo é melhorar a velocidade e a segurança, o que beneficia a todos ao longo da cadeia de fornecimento, dos participantes do mercado aos clientes.”
As principais empresas de energia e bancos participantes da VAKT foram anunciadas no início deste mês, enquanto a parceria foi divulgada pela primeira vez em novembro de 2017.
Em toda a indústria petrolífera, os benefícios do blockchain estão sendo descobertos por vários nomes conhecidos, com um projeto semelhante chamado de komgo SA, estreando em setembro.