Oi e fintech ajudam famílias de baixa renda com carteira digital que funciona no Whatsapp
Por meio do movimento Zap do Bem, a Oi está promovendo uma iniciativa para ajudar famílias de baixa renda de Maceió (AL). Pelo WhatsApp a empresa irá distribuir uma renda emergencial de 200 reais por meio de uma carteira digital.
O valor é destinado para cerca de milhares de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes do bairro Vergel do Lago, e pode ser usada para pagar contas, fazer compras ou recarregar o celular.
Essa iniciativa partiu de um grupo de empresários, que se uniu para ajudar populações que estão em situação de vulnerabilidade social devido ao coronavírus. Assim, um total de R$ 400 mil foi levantado na região, que será distribuído igualmente para todas as famílias.
Em parceria com a fintech Conta Zap, a Oi já estava em negociações para criar uma plataforma de carteiras digitais e antecipou parte de seus planos em prol desta ação social.
As pessoas que têm direito a este benefício estão isentas de tarifas relativas a movimentações e transferências entre usuários.
Portanto, basta que o usuário envie uma mensagem para o número do Zap do Bem e se cadastre. Em seguida, o próprio aplicativo o guiará para realizar todos os procedimentos necessários para que tenha acesso a quantia de 200 reais.
Soluções tecnológicas simples e eficientes
Um dos principais diferenciais da plataforma é que sua carteira virtual possibilita a realização de transações financeiras sem a necessidade de contar com instituições bancárias.
Seguindo a mesma lógica de descentralização de ativos digitais, a iniciativa conta com a tecnologia como aliada em um trabalho de cunho social. Assim sendo, o movimento Zap do Bem, que começou como algo modesto se transformou em uma iniciativa organizada, apoiada por várias empresas.
Além da Oi e da Conta Zap, outras empresas estão se integrando na ação, como a GERU e a BDO, entre outras.
A partir de agora a iniciativa vai ser gerida por um Comitê Gestor, com ações que serão auditadas pela BDO. O objetivo é dar transparência para o destino das doações feitas por quem se engajar nesta ação. A ideia é que o movimento consiga se expandir para atender a outras comunidades que necessitam de auxílio.
De acordo com CEO da Oi, Rodrigo Abreu, a intenção de antecipar o objetivo da empresa com relação a carteiras digitais é criar uma iniciativa simples e eficiente para ajudar quem precisa.
E na opinião de Roberto Marinho Filho, CEO da Conta Zap, o uso da tecnologia em prol da inclusão financeira para milhões de brasileiros é motivo de orgulho para a companhia. Portanto, há uma expectativa bastante positiva sobre a continuidade e expansão deste projeto.
Saiba mais em Oi e fintech ajudam famílias de baixa renda com carteira digital que funciona no Whatsapp