Ohio aceita pagamentos de impostos em criptomoeda – definindo o padrão para o futuro?
Tesoureiro de Ohio implementa pagamentos de impostos com criptomoedas para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no estado.
No que está sendo aclamado como inédito na América, o tesoureiro estadual de Ohio, Josh Mandel, tornou possível às empresas pagar impostos usando Bitcoin.
Nas próximas semanas, os proprietários de empresas no estado poderão registrar e liquidar suas obrigações tributárias on-line, com pagamentos a serem processados pelo provedor de serviços de pagamento cripto BitPay.
As empresas poderão pagar 23 impostos diferentes usando o BTC através de um portal on-line que foi criado pelo escritório do Tesouro estadual. Do jeito que está, os indivíduos não poderão usar o serviço para pagar impostos privados.
O Tesoureiro de Ohio deixou claro que não terá nenhum Bitcoin. A criptomoeda será imediatamente convertida em dólares americanos após os pagamentos terem sido feitos ao BitPay. Empresas de qualquer tamanho poderão fazer uso do serviço de pagamento.
Razões para o movimento
O tesoureiro de Ohio afirmou que o movimento é um para fornecer mais opções para empresas estatais e residentes para interagir com o governo do estado.
Mandel tem sido um dos pioneiros em alavancar tecnologias emergentes em sistemas e ofertas estatais. Em 2014, ele lançou o OhioCheckbook.com, que colocou todas as informações de gastos do governo do estado de Ohio on-line e acessíveis ao público.
O movimento viu o estado classificado como número um pela transparência do governo, de acordo com pesquisa do Grupo de Pesquisa de Interesse Público dos EUA.
Este último movimento é na esperança de tornar o estado um líder no desenvolvimento e adoção de tecnologia blockchain, como Mandel disse ao Cointelegraph em uma entrevista esta semana. Em primeiro lugar, o estado quer oferecer aos contribuintes mais opções ao pagar impostos:
“Segundo, projetar para o resto do país e do mundo que o estado de Ohio é líder em tecnologia blockchain. Acredito que, se quisermos expandir nossa economia de tecnologia aqui em Ohio, primeiro precisamos ser líderes em tecnologia.”
Mandel acrescentou que ele tinha sido um entusiasta cripto por alguns anos e que isso é apenas parte de um processo de inspiração para uma adoção mais ampla da tecnologia de criptomoedas e blockchain em todo o país:
“Aqui nos Estados Unidos, os estados são os laboratórios da democracia, e eu acho que esta é uma ilustração perfeita desse conceito – onde essa ideia está começando em um nível estadual em Ohio, mas o objetivo final é inspirar o governo federal a seguir o mesmo.”
Longevidade do projeto
O mandato de Mandel como Tesoureiro de Ohio deve terminar em janeiro de 2019, mas ele continua confiante de que o movimento continuará a funcionar assim que deixar o cargo.
Foi relatado que Mandel discutiu isso com seu sucessor eleito, o representante republicano Robert Sprague, e Mandel confirmou à Cointelegraph que eles discutiram o assunto:
“Eu falei com ele sobre isso, ele e eu somos amigos e aliados, e estou confiante de que isso continuará.”
Tendo sido lançada nesta semana, a primeira fase só permite que as empresas de Ohio possam pagar impostos usando criptomoedas. Mas, como Mandel explica, este é apenas o primeiro passo de alguns planos ambiciosos para aceitar diferentes criptomoedas e oferecer o serviço aos contribuintes individuais.
“Na próxima fase do Ohiocrypto.com, esperamos expandir a iniciativa para permitir que indivíduos paguem seus impostos em criptomoeda e expandam além do Bitcoin para incluir outras criptomoedas.”
Dada a infância do projeto, Mandel estava relutante em especular sobre um determinado período de tempo para o papel de novas melhorias.
“Como acontece com qualquer iniciativa que seja nova e nunca tenha sido feita na América, é importante que a gente leve isso devagar e seja prudente e atencioso. Vamos levar o processo lentamente e desenvolvê-lo e expandi-lo no que acreditamos ser um cronograma prudente.”
Mandel também explicou que a decisão de converter Bitcoin diretamente em moeda fiduciária foi tomada após uma extensa pesquisa feita por sua equipe.
“Quando você está lidando com o dinheiro dos contribuintes, as variáveis mais importantes são a segurança e a segurança do dinheiro dos impostos. Toda decisão que tomamos no escritório do Tesouro de Ohio é motivada por isso.
O CEO da BitPay, Stephen Paire, disse à Cointelegraph que a iniciativa é importante para as empresas com base em blockchain e criptomoeda que poderiam fazer uso efetivo da opção de pagamento:
“Uma das coisas que fazemos é conversar com todas as diferentes empresas do setor de blockchain e de criptomoedas e descobrir quem são seus fornecedores. Em seguida, conversamos com eles e os contratamos com o BitPay, e isso permite que empresas do nosso setor paguem suas contas com a tecnologia para a qual estão construindo a infraestrutura. Obviamente, todas essas empresas têm que pagar impostos, então faz muito sentido que todas as empresas tenham a capacidade de pagar seus impostos com criptomoeda.”
Estabelecendo um novo precedente
Ohio é o primeiro estado na América a lançar este novo método de pagamento, mas não é o primeiro a ter tentado.
Outros estados dos EUA tentaram aprovar leis que permitiriam o pagamento de impostos usando criptomoeda. No entanto, essas contas foram interrompidas por legisladores estaduais.
Em maio de 2018, a Câmara dos Deputados do Arizona aprovou um projeto de lei que permitiria aos cidadãos pagar impostos usando criptomoeda. Apesar disso, o projeto de lei ainda não entrou em vigor devido a alterações nas letras miúdas.
A revisão exigiu um estudo sobre a possibilidade dessas formas alternativas de pagamento, mas não ficou claro quando isso será feito.
Da mesma forma, a Geórgia tentou aprovar um projeto de lei em fevereiro que permitiria o uso de criptomoedas como opção de pagamento de impostos e licenças estaduais. No entanto, o projeto de lei “morreu em comissão”, de acordo com uma atualização de progresso no Legiscan. Illinois também está em processo de considerar uma lei semelhante.
Apesar desses fracassos, outros estados americanos aprovaram várias leis que ajudaram na adoção de criptomoedas e tecnologia blockchain, o que é um bom presságio para o futuro da adoção.
Wyoming conseguiu aprovar uma série de projetos de lei que viram criptomoedas classificadas como uma nova classe de ativos no estado em março de 2018.
As coisas podem ficar complicadas
A mudança tem algumas implicações interessantes para as empresas que buscarão aproveitar o novo método de pagamento.
Um número de países em todo o mundo tem imposto sobre ganhos de criptomoeda e isso será algo a considerar para as entidades que pagarão seus impostos usando Bitcoin.
Como a advogada tributária internacional Selva Ozelli apontou para a Cointelegraph, as empresas terão que lidar com processos adicionais ao manter e usar criptomoedas:
“As empresas precisarão acompanhar a base, o prazo de permanência, o preço das criptomoedas; eles precisarão aprender como proteger as oscilações de preço entre o USD e as criptomoedas; eles precisarão cumprir a lavagem de dinheiro FinCEN e leis adicionais. Eles terão maiores exigências de manutenção de registros e funções de tesouraria mais sofisticadas – assim como empresas multinacionais. Por outro lado, esses requisitos aprimorados de conformidade encorajarão as empresas de blockchain a projetar sistemas para simplificar tais funções para as empresas daqui para frente e impulsionar o crescimento de empregos relacionados à tecnologia blockchain”.
O Dr. Niklas Schmidt, sócio do escritório de advocacia Wolf Theiss, também fez uma observação semelhante, especialmente para empresas que mantiveram seu Bitcoin por algum tempo:
“O pagamento de impostos em criptomoeda cria um problema interessante: se um contribuinte comprou, digamos, Bitcoin há algum tempo e obtém um ganho não realizado, na maioria das jurisdições, a liberação de um passivo com um ativo apreciado levará a uma tributação do ganho. Em outras palavras, o pagamento de seus impostos no Bitcoin pode novamente disparar impostos.”
Outro fator a considerar é que as empresas no estado ainda estarão sujeitas ao pagamento do imposto federal, o que só pode ser feito com moeda fiduciária, segundo Schmidt.
Um sinal do que está por vir
Essa opção de pagamento de impostos não é totalmente nova, mas, considerando o impacto que pode ter em Ohio e na América, ela poderia se espalhar para mais países.
Embora esses movimentos possam ter fracassado em outros estados americanos, Ozelli acredita que o sucesso de tais iniciativas em outros países prova que há interesse em que essa opção esteja disponível.
“Nos EUA, outros estados em todo o país também consideraram aceitar criptomoedas por impostos, mas essas iniciativas no Arizona, Geórgia e Illinois nunca passaram das legislaturas estaduais. O município suíço de Chiasso permitiu que os residentes pagassem seus impostos em Bitcoin a partir de janeiro de 2018, enquanto o Condado de Seminole, na Flórida, se tornou o primeiro condado dos EUA a anunciar a aceitação do Bitcoin para pagar seus impostos em maio de 2018.”
Schmidt também disse à Cointelegraph que Zug, um município da Suíça, também aceita pagamentos de impostos em Bitcoin. Com mais do que alguns lugares ao redor do mundo oferecendo ativamente essa opção de pagamento, parece ser um bom presságio para que isso se torne mais comum.
O consultor de investimentos em criptomoeda Anthony Pompliano fez uma observação astuta em seu boletim diário, citando marcos como este, como um importante exemplo de caso de uso para criptomoedas daqui para frente:
“Historicamente, os detratores da Bitcoin disseram que o ativo digital não poderia ser uma moeda, porque você não pode pagar seus impostos com isso. Isso obviamente não é mais verdade agora. Este é outro ponto que apóia a legitimação da moeda digital descentralizada mais popular do mundo”.
Agências governamentais e instituições financeiras estão lentamente percebendo o valor de incorporar moedas criptografadas em certos processos. Cada passo nessa direção é positivo, especialmente quando o foco está no estado atual dos mercados.
Mandel espera que seu trabalho com o Tesouro ajude a influenciar outros estados a seguir seus passos e, eventualmente, se firmar em nível nacional:
“Espero que o que estamos fazendo em Ohio inspire os estados em todo o país a permitir que seus contribuintes paguem em criptomoedas e, por fim, inspirem o governo federal a pagar impostos federais com criptos também”.