Congressista de Ohio quer permitir que ICOs “contornem” leis de valores mobiliários
Warren Davidson, congressista republicano do 8º distrito do estado norte-americano de Ohio, planeja introduzir um projeto de lei que permitiria às ICOs “contornar” as leis de valores mobiliários.
O congressista de Ohio Warren Davidson planeja apresentar um projeto de lei que permitiria que as ofertas iniciais de moeda (ICOs, sigla em inglês) “contornassem” as leis de valores mobiliários dos EUA, de acordo com um relatório do Washington Examiner em 13 de novembro.
Citando um porta-voz de Davidson – congressista republicano do 8º distrito do estado de Ohio – a publicação informa que o projeto de lei prospectivo propõe que as ICOs sejam tratadas como produtos e não como títulos nos níveis federal e estadual.
A medida iria “eliminar” a supervisão do setor pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
O Washington Examiner observa que, embora o congressista aspire a selar o apoio bipartidário para seu projeto de lei, o impulso desregulatório de seu projeto provavelmente não ganharia favor entre a maioria democrata na Câmara dos Deputados dos EUA.
O relatório também se refere a sinais de autoridades do governo Trump – especificamente Craig Phillips, assessor sênior do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin – que supostamente sugeriram que o departamento irá promover suas próprias idéias políticas relacionadas à cripto.
Até certo ponto, acrescenta o relatório, as startups no espaço de cripto e de blockchain já estão “deixando de lado” as leis de valores mobiliários recorrendo ao recorrendo ao financiamento do capital de risco “tradicional” (VC) em vez de vendas simbólicas públicas ou privadas.
O ano de 2018 foi aberto com as observações amplamente divulgadas pelo presidente da SEC, Jay Clayton, de que, até o momento, todas as ICOs que a Comissão havia visto seriam consideradas uma garantia. Desde então, os principais comissários adotaram uma abordagem mais sutil, com o diretor financeiro da SEC Corporation, William Hinman, julgando que o Ethereum (ETH), apesar de sua venda de token, tinha em seu estado atual e “natureza descentralizada” evoluiu além da classificação de títulos.
Como relatado neste outono, o congressista Davidson organizou uma “mesa redonda cripto” dedicada à regulamentação, com mais de 45 representantes das principais empresas de Wall Street e do espaço cripto, enquanto os legisladores continuam apelando para mais clareza sobre os regulamentos de cripto e de valores mobiliários.