OAB do Amazonas promove hackathon nesta semana com foco em soluções jurídicas
Manaus, no Amazonas, recebe nesta semana o Global Legal Hackathon, que deve passar por 50 cidades do mundo em 2020
A capital do estado brasileiro do Amazonas, Manaus, vai receber entre os dias 6 e 8 de março, ou seja de sexta a domingo desta semana, um Hackathon promovido pela seccional estatual da Ordem dos Advogados do Brasil em parceria com o Sebrae e uma série de entidades locais. A notícia é do portal regional D24am.
Segundo o texto, a Global Legal Hackathon terá foco no desenvolvimento de soluções digitais para o meio jurídico em uma maratona global e interdisciplinar, aplicando tecnologias como blockchain, inteligência artificial, big data, entre outras.
A iniciativa é da OAB-AM, através da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação, com parceiros como eLab, Sebrae Amazonas, AB2L, UEA, UFAM, PRODAM, Legal Hacker Manaus, comunidade Innova Law e Acelera Amazônia.
Segundo o texto, o hackathon vai reunir “diversos profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), do Direito, designers, empreendedores, entre outros, […] para trabalhar em ideias que serão pensadas para proporcionar soluções tecnológicas a serem aplicadas na resolução de problemas e na geração de negócios jurídicos, melhorando assim, o acesso à justiça e a resolução de conflitos no Brasil e no mundo.”
O presidente da OAB de Manaus, Marco Aurélio de Lima Choy, diz na matéria:
“A OAB Amazonas, enquanto entidade, não pode se afastar dos temas da atualidade e incorporar à nossa rotina profissional, os avanços das novas tecnologias. Temos consciência da nossa responsabilidade para com os futuros advogados que já serão inseridos nessa nova realidade. Por isso, precisamos (OAB) trazer os advogados já militantes para acompanhar e usufruir de todos os benefícios que as tecnologias tem para oferecer para a nossa profissão, bem como, debatermos os desafios que se apresentam em uma sociedade digital”
Aldo Evangelista, da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação, também comenta a iniciativa:
“O GLH é uma oportunidade de demonstrar, internacionalmente, os valores e talentos que o Amazonas tem na área tecnológica e jurídica. Assim, como no ano passado que tivemos a satisfação de ter a equipe do Amazonas representando o Brasil na grande final em Nova Iorque, tenho certeza de que essa edição de 2020 também será de grande sucesso”
O Global Legal Hackathon deve completar 50 cidades sede neste ano, 12 delas no Brasil, passando por cinco continentes. Em 2019, a iniciativa reuniu seis mil participantes em 46 cidades espalhadas por 24 países. As etapas regionais e nacionais devem classificar para uma final, que será sediada em Londres, no Reino Unido.