O que está errado com o P2E e como melhorar

Play-to-Earn : O que pode ser feito para ajudar a indústria P2E a produzir títulos mais sustentáveis ​​e excelentes, pergunta o CEO da Farcana Metaverse, Ilman Shazhaev

De acordo com a Blockchain Game Alliance, os jogos com tokens não fungíveis (NFT) geraram US$ 2,32 bilhões em receita apenas no terceiro trimestre de 2021. A maioria dos novos projetos jogue-e-ganhe (P2E) prometem um novo mundo virtual fascinante. É exatamente isso que atrai investidores de todo o mundo, que investem milhares de dólares apenas para colocar as mãos em um novo jogo.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Poucos desses projetos, se houver, têm um produto real para mostrar. Além disso, a maioria deles está baseando o valor de seu token em uma visão, em vez de uma jogabilidade interessante e uma economia forte no jogo. Como resultado, temos o que temos: uma longa linha de projetos semelhantes e mal construídos.

Por que isso acontece e o que podemos fazer para ajudar o espaço a produzir títulos mais sustentáveis ​​e marcantes?

Jogue-e-ganhe: concentre-se no produto

O principal problema do espaço P2E é que a maioria dos projetos arrecada fundos e os usa para lançar grandes campanhas de marketing. Mas eles não trabalham o suficiente para desenvolver os produtos reais.

Ao mesmo tempo, criar um produto sob demanda rico em novos recursos é a chave para tornar o jogo bem-sucedido a longo prazo. E também mantém um fluxo estável de usuários.

Tudo começa com a pesquisa. Por um lado, as equipes que dedicarem um tempo para estudar seu público serão recompensadas pelo esforço. No entanto, não é menos importante manter essa conexão recebendo a comunidade para testar o jogo, recebendo e processando seus comentários. Em seguida, eles podem usá-lo para melhorar o produto e atender melhor às necessidades dos usuários.

Desenvolvendo um tokenomics forte

A instabilidade do token é outra preocupação. Se o projeto não tiver tração suficiente e não fornecer vários utilitários para o token, os jogadores inevitavelmente perderão o interesse. O valor do token falhará e o jogo cairá no esquecimento.

Para alguns jogadores, os riscos serão maiores do que os outros – em particular, para pessoas de economias em desenvolvimento ou em dificuldades. Posso dar um exemplo da vida real: um pescador de uma vila nas Filipinas deixa de lado o trabalho de sua vida para ganhar algum dinheiro em um jogo de criptomoedas. Pode multiplicar sua renda várias vezes. Você pode imaginar sua decepção, quando o dinheiro que ele planejava viver durante os próximos meses é queimado devido à instabilidade de tokens do jogo?

Nossa equipe resolveu o problema de uma economia instável no jogo usando o poder de mineração como garantia. Os jogadores participam da batalha real e ganham um Bitcoin real quando ele já foi minerado pela capacidade interna da Farcana.

Jogue-e-ganhe (P2E): em conclusão

O metaverso se tornará um espaço que incentivará os usuários a explorar fora de sua zona de conforto, expandindo-a gradualmente e se conectando com outras pessoas. À medida que seus criadores oferecem novas formas de entretenimento, contextos de comunicação e espaços de aprendizado, devemos incentivar as pessoas a entrarem em contato umas com as outras.

Sobre o autor

Ilman Shazhaev é o CEO da Farcana. Ele é um techpreneur com vasta experiência no lançamento de projetos de TI e DeepTech. Shazhaev tem experiência em gerenciamento de TI, ciência de dados e IA; Produziu 30 publicações científicas e possui 10 patentes registradas. Em 2022 , Ilman lançou a produção de um projeto GameFi baseado em blockchain Farcana, o primeiro jogo P2E triplo-A com um prêmios em Bitcoin (BTC), seu próprio mercado NFT e modo battle royale. O projeto introduziu um novo modelo Play to Hash (P2H), onde a economia do jogo é suportada por sua própria taxa de hash, resultando em mais estabilidade e transparência.

O artigo O que está errado com o P2E e como melhorar foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...