O ouro bate recorde histórico de 10 mil reais, enquanto os medos econômicos persistem
O preço do ouro finalmente conseguiu superar o nível de US $ 2.000 durante as negociações de terça-feira, marcando uma nova alta histórica para o metal precioso.
O pump rápido da máxima histórica de US $ 1.900 reflete as preocupações crescentes que o mercado tem em relação às perspectivas econômicas atuais.
$2000 trades!
Only just, and briefly (for now at least) but even so.#gold pic.twitter.com/z7UcEkJQnk
— John Reade (@JReade_WGC) August 4, 2020
As corridas anteriores para o ouro sempre coincidiram com o caos econômico . A primeira corrida maciça de alta, que mandou o ouro à sua alta histórica ajustada pela inflação, ocorreu no final da década de 1970, durante a crise do petróleo.
A segunda alta substancial dos preços do ouro ocorreu após os pagamentos federais de estímulo após a crise dos títulos garantidos por hipotecas em 2008. Naquela época, o preço ajustado pela inflação atingiu um pico acima de US $ 2.000 em novembro de 2011.
Não é sua corrida média de ouro
A questão sobre a força motriz por trás desses aumentos é complexa. Na raiz, o principal driver parece ter sido a redução dos rendimentos do Tesouro.
O ouro não paga juros. Como tal, os rebanhos de investidores que se mudam para o ouro indicam que acreditam que as taxas de juros estão abaixo do nível potencial de perda. A atual política monetária dos EUA parece validar essa análise.
À medida que o Federal Reserve baixava as taxas de juros e aumentava a emissão de títulos do Tesouro, as taxas de juros reais caíam abaixo de zero. As taxas de juros reais são calculadas subtraindo a porcentagem de inflação da taxa publicada.
Pacotes de estímulo aumentaram a pressão inflacionária e reduziram as taxas de juros do Federal Reserve, e assim criou-se a combinação perfeita para eliminar o valor dos rendimentos do tesouro .
Isso levou os investidores ao mercado de ouro em massa. A maioria busca um ativo dissociado da perspectiva cada vez mais negativa da maioria das moedas nacionais.
Até o Federal Reserve que compra papel do Tesouro teve pouco efeito nos preços, uma vez que os mercados reconhecem as complicações internas.
Os mercados em constante mudança
O mercado de ações alcançou novas máximas históricas nos últimos dias, mas o rápido aumento nos preços do ouro é um indicador negativo. Historicamente, a alta liquidez causa um aumento de curto prazo nos mercados de ações, mas acaba sucumbindo aos medos da inflação.
À medida que a liquidez diminui, a necessidade de hedge inflacionário também aumenta. Isso faz com que ativos de armazenamento de valor como ouro e Bitcoin aumentem de valor.
No final, essa mudança provavelmente drenará os investimentos das ações e fará com que os mercados percam o valor superinflado.
O artigo O ouro bate recorde histórico de 10 mil reais, enquanto os medos econômicos persistem foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.