O mundo mostra preocupações com a criptomoeda do Facebook
A criptomoeda do Facebook recebeu muita atenção depois de ser anunciada. O Libra também se tornou um termo de pesquisa muito pesquisado no Google, com mais de 50.000 pesquisas. Da mesma forma, reguladores financeiros, líderes de indústrias, entusiastas de criptomoedas e pessoas de diferentes países têm algo a dizer sobre uma moeda digital que poderia potencialmente se tornar uma moeda global.
Começando pelos reguladores
Comentários dos Reguladores Financeiros Sobre o Libra do Facebook
Em 18 de junho de 2019, no mesmo dia em que o Libra foi lançado, Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, pediu ao Facebook para suspender o desenvolvimento do Libra até que o Congresso e os reguladores revisassem o ativo digital.
Waters disse em um comunicado que o Facebook têm dados de bilhões de pessoas e, no passado, havia repetidamente desconsiderado a proteção e uso cuidadoso desses dados. E agora, com o anúncio de um lançamento intencional de uma criptomoeda, o Facebook continua sua expansão sem controle.
Como Waters, Sherrod Brown, um dos principais democratas do Comitê Bancário do Senado, fez comentários semelhantes. Brown disse que o Facebook é “grande demais” e “poderoso demais”, e usou o mesmo poder para explorar os dados das pessoas sem proteger sua privacidade. “Não podemos permitir que o Facebook execute uma nova criptomoeda sem supervisão”, acrescentou.
Facebook está expandindo seu monopólio e gera mais preocupações
O senador Josh Hawley (R-MO), por outro lado, observou que o Facebook está expandindo seu monopólio através de seus planos para lançar uma criptomoeda. Hawley descreveu que ele tem várias preocupações quando se trata do Facebook.
Para começar, ele está muito preocupado com o comportamento do Facebook, tamanho crescente, produtos anticompetitivos e freqüentes violações de privacidade.
Hawley também apontou a necessidade de uma investigação sobre a empresa. De acordo com ele:
“É preciso haver uma investigação antitruste. No futuro imediato com este decreto de consentimento – se é apenas uma multa de alguns bilhões de dólares, é uma multa para o Facebook. E vamos considerar também algumas punições mais duras”.
Libra tem potencial para ser um grande passo em direção a uma infra-estrutura financeira global
Enquanto outros comentários apontavam para a desconsideração do Facebook pela privacidade no passado, o congressista norte-americano Darren Soto, co-presidente da Blockchain Caucus, no Congresso, notou os potenciais que o Libra poderia ter. Soto disse que o projeto de blockchain do Libra pode dar um enorme “passo adiante em direção a uma infra-estrutura financeira mais global e inclusiva”.
O congressista também descreveu o potencial que o Libra poderia ter em aumentar os pagamentos móveis e digitais, o que poderia, por sua vez, ser benéfico para a sociedade e promover o crescimento econômico.
No entanto, ele foi rápido em notar que não está claro como a nova tecnologia será regulamentada, o que torna necessário que o Congresso proteja os consumidores, bem como o bem-estar financeiro dos investidores e, ao mesmo tempo, encoraje a inovação para moedas digitais.
Saiba mais em O mundo mostra preocupações com a criptomoeda do Facebook