O metaverso não morreu: crescimento do The Sandbox indica revitalização do setor

A recuperação dos mercados globais de criptomoedas – que culminou em uma nova máxima histórica do Bitcoin (BTC) – influenciou o mercado NFT. E essa influência, em seguida, afetou o metaverso.

Um exemplo é o The Sandbox, cujo token nativo, o SAND, recuperou sua capitalização de mercado em 2024.

Leia mais: 5 criptomoedas para ficar de olho em março

Metaverso, o retorno?

A empresa de análise cripto Messari fez um relatório sobre o desempenho do SAND no último trimestre de 2024.

O texto aponta que a criptomoeda superou todas as outras em termos de capitalização total de mercado nesse período. O valor passou de US$ 649,9 para US$ 1,2 bilhões. Isso representa uma valorização de 89%.

Conforme a Messari, atividades não relacionadas a terrenos (LAND) no metaverso do The Sandbox cresceram de forma “impressionante”. Essas métricas incluem, por exemplo, compradores (73%), cunhagem (233%), média de vendas secundárias diárias (173%) e médias de volume secundário diárias (78%).

Estes valores se referem a NFTs que não são de terrenos, como avatares. Umas das coleções que mais contribuíram para esse crescimento foram a “Captain Laserhawk: A Blood Dragon Remix”, criada em colaboração com a Ubisoft, a Extraordinary Attorney Woo e a The Notorious B.I.G. Big Poppa.

“Com o mercado de baixa para trás, o The Sandbox se esforça para construir em cima de sua performance no quarto trimestre de 2023 e continuar a atrair mais usuários para games em Web3 através de sua experiência imersiva no metaverso”, diz a Messari em seu relatório.

Bons ventos sopram para o The Sandbox

O aumento dos números corrobora que o The Sandbox vive uma fase positiva. O metaverso foi um dos poucos que saiu intacto do fim da febre do metaverso, que fez com que a Meta demitisse 10.000 pessoas de seu time específico da tecnologia.

A fuga do metaverso, na verdade, acelerou no início de 2023, quando investidores institucionais se apaixonaram pela nova tecnologia da época, a inteligência artificial (IA).

Só que o resultado positivo do The Sandbox não caiu do céu. A Messari aponta a importância de eventos no metaverso que aumentaram o interesse de jogadores por adquirir NFTs.

“O prato principal do quarto trimestre foi o Dr. Bomkus’ Trials”, uma franquia original criada pelo The Sandbox. Ela oferecia seis desafios multiplayer diferentes, que foram lançados no dia 25 de outubro”, aponta a empresa.

Além disso, o The Sandbox também atraiu o interesse de empresas tradicionais. No final de fevereiro de 2024, por exemplo, a Forbes revelou que comprou um terreno no metaverso, onde vai construir uma sede virtual.

O artigo O metaverso não morreu: crescimento do The Sandbox indica revitalização do setor foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...