Ações da Nvidia caem à medida que estimativas de receita do terceiro trimestre são atingidas pelo declínio da mineração de cripto
O preço das ações da Nvidia caiu depois que o anúncio de suas estimativas do terceiro trimestre foi menor que o esperado, em parte devido a uma queda na mineração de cripto.
As ações da Nvidia, fabricante de unidade de processamento gráfico (GPU) baseada nos EUA, caíram após anunciar suas estimativas para o terceiro trimestre, informou a MarketWatch em 16 de agosto. A receita da empresa foi afetada por uma queda na mineração de cripto, à medida que os mercados de moedas digitais caíram no início deste ano.
As ações da Nvidia caíram mais de 5% na sessão estendida. O preço de fechamento na sessão regular foi de US $ 257,44, com queda de 0,6%. A Nvidia previu sua receita no terceiro trimestre entre US $ 3,19 bilhões e US $ 3,32 bilhões, abaixo do valor previsto por analistas de US $ 3,34 bilhões.
A empresa informou que as vendas de mineradoras de cripto foram significativamente menores do que o esperado no segundo trimestre, acrescentando que não espera fazer vendas significativas relacionadas ao blockchain pelo resto do ano. Colette Kress, diretora financeira da Nvidia, disse:
“Nossa perspectiva de receita previa que os produtos específicos para criptomoeda caíssem para aproximadamente US $ 100 milhões, enquanto a receita real de produtos específicos para cripto era de US $ 18 milhões. Enquanto antecipamos que a criptomoeda seria significativa para o ano, agora não estamos projetando contribuições futuras.”
No segundo trimestre, o lucro líquido da empresa foi de US $ 1,1 bilhão, ou US $ 1,76 por ação, enquanto um ano antes o valor era de US $ 583 milhões, ou 92 centavos por ação. A receita total subiu 40%, para US $ 3,12 bilhões, segundo a Reuters.
Os analistas consultados pela FactSet sugeriram que, embora a receita da empresa com o hardware de mineração de cripto tenha caído, haverá um crescimento significativo em suas vendas de jogos e servidores.
A receita do setor de jogos da Nvidia deve crescer 47%, para US $ 1,75 bilhão na comparação ano a ano, enquanto a receita do data center deverá crescer 78%, para US $ 740 milhões.
Em junho, analistas expressaram preocupação de que o sucesso de outra produtora de GPUs, a Advanced Micro Devices Inc. (AMD), pode não durar muito se a mineração de cripto se acalmar, ou se mineradores escolherem GPUs por outros fabricantes. Nos primeiros meses, o preço das ações da empresa havia crescido até 30% devido a um boom de mineração de cripto. Os analistas explicaram então:
“A força da criptomoeda compensou, em certa medida, o progresso lento e constante que estabeleceu o impulso nos microprocessadores de desktops e servidores após vários anos longe desses mercados — mas que receitas mais altas levaram a despesas operacionais mais altas, o que aumenta ainda mais a barreira para o negócio de processadores deve desaparecer.